Oferecido por
A passagem de uma frente fria e o calor provocaram chuva extrema no litoral sul da Bahia desde a véspera do feriado de 21 de abril. Toda a região recebeu de 100 a cerca de 400 mm em 24 horas, ou até em menos tempo. A chuva muito volumosa destruiu estradas e pontes, causando grandes enchentes e muitos danos às plantações, incluindo fazendas de cacau, principal cultivo no sul da Bahia. Alguns locais ficaram ilhados.
Ainda há risco de chuva forte
Embora a frente fria já tenha enfraquecido, a circulação de ventos no litoral baiano ainda está favorável à formação de nuvens carregadas. Estas nuvens podem ser formar em vários locais do litoral da Bahia neste sábado, 22 de abril, e podem provocar chuva forte também na região de Salvador.
A região de Porto Seguro, Ilhéus e Santa Cruz Cabrália também estão sujeitas a chuva forte, porém, os volumes de chuva não devem ser tão elevados quanto os observados entre nesta sexta-feira. Mesmo assim, a situação é de alerta porque novos estragos podem ocorrer.
Áreas de instabilidade podem se formar em diversos pontos do litoral da Bahia também no domingo e na segunda-feira.
Imagens feitas pelo satélite GOES 16 mostravam um aglomerado de nuvens carregadas crescendo próximo de Valença por de 1h30 da madrugada do sábado, 22 de abril.
Foto: Jamile Cesar - Salvador - BA
Santa Cruz Cabrália 400 mm em 24 horas
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais registrou 406,4 mm em Santa Cruz Cabrália entre aproximadamente 18h do dia 20 e 18h do dia 21 de abril de 2023. A média de chuva normal para abril nesta região da Bahia varia de 140 a 220 mm, de acordo com cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia.
O volume de chuva em Porto Seguro foi impressionante nesta sexta-feira. Apenas em 3 horas, entre 5h e 8 horas, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 115,6 mm.O total acumulado em 24h, entre 23h do dia 20 e 23h de 21 de abril foi de 202,8 mm.A média para região varia de 140 a 220 mm em abril.
O vídeo de Marcos Berna mostra a destruição a chuva extrema causou em Santa Cruz Cabrália.
Este outro vídeo, de Dernivaldo Pinheiro, mostra a situação em Guiratinga, com a chuva muito volumosa do feriado de 21 de abril.
Ainda há risco de chuva forte em todo o litoral da Bahia neste sábado, inclusive em Salvador.