Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sol predomina no Brasil, mas Nordeste tem chuva forte

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

Uma grande massa de ar seco permanece sobre o Brasil e influencia todas as Regiões do país. Os estados do  Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste e também o Tocantins e parte do interior do Nordeste estão com poucas nuvens por causa da presença deste ar seco. A baixa umidade do ar inibe a formação de nuvens.

 

Uma frente fria avança afastada do continente e passa pelo litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro, mas causa apenas um aumento da nebulosidade em áreas litorâneas. 

 

Áreas de instabilidade crescem em vários locais do litoral do Nordeste e provocam chuva frequente. Outras nuvens carregadas crescem no Norte do Brasil por causa da umidade do ar elevada e do calor. 

 

São Paulo (SP), por Paula Soares

 


Previsão do tempo para o Brasil para 06/06/2023 - terça-feira


Região Sul

 

O ar seco predomina sobre o Sul do Brasil e quase toda a Região tem um dia ensolarado e sem condições para chuva. Por causa da recente passagem de uma frente fria, a nebulosidade aumenta no leste do Paraná e no Vale do Itajaí, e pode chover fraco pela manhã no litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. 

 

Ainda faz frio ao amanhecer em toda a Região, mas a tarde tem um pouco de calor, para os padrões de junho. Há previsão de nevoeiro ao amanhecer em áreas do leste do Paraná e de Santa Catarina.


Região Sudeste

 

A grande massa de ar seco que está sobre o Brasil deixa o Sudeste com tempo firme. Quase toda a Região tem um dia com muito sol e sem condições para chuva. Por causa da passagem de uma frente fria, o litoral de São Paulo tem muitas nuvens e pode chover fraco no litoral do sul paulista. Esta frente fria causa aumento da nebulosidade também no centro-sul do estado do Rio de Janeiro

 

Faz frio ao amanhecer, mas durante a tarde faz calor na maior parte da Região, para os padrões de junho.


Região Centro-Oeste

 

Uma massa de ar seco influencia o Centro-Oeste do Brasil. A baixa umidade do ar inibe a formação de nuvens e toda a Região tem mais um dia ensolarado. Não há  condições para chuva. 

 

Ainda faz um pouco de frio ao amanhecer, mas a tarde é quente 

Atenção com a baixa umidade do ar que fica entre 20% e 30% por várias horas consecutivas.


Região Nordeste

 

Áreas de instabilidade crescem no leste do Nordeste provocando muita nebulosidade e pancadas de chuva. A chuva é frequente no decorrer do dia, mas intercaladas com períodos de sol no litoral, na Zona da Mata e Agreste, desde o Rio Grande do Norte até a região de Ilhéus, no litoral sul da Bahia.

 

Também ocorrem pancadas de chuva no litoral do Ceará e do Piauí. O norte e o litoral do Maranhão têm pancadas de chuva com raios. 

O sol e o tempo seco predominam no restante da Região.


Região Norte

 

O ar quente e úmido estimula a formação de nuvens carregadas sobre quase toda a Região Norte. O tempo fica seco e quente no centro, sul e leste do Tocantins e de Rondônia.

 

As demais áreas da Região Norte têm períodos com sol e pancadas de chuva com raios, que ocorrem várias vezes no durante o dia.  A chuva é mais volumosa no oeste do Amazonas e em Roraima

 


Alertas meteorológicos para 06/06/2023 - terça-feira


Atenção para o risco de chuva moderada a forte nas capitais Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, Fortaleza, São Luís, Belém, Manaus, Boa Vista


Alerta para temporais no litoral norte da Bahia, no litoral de Alagoas, no noroeste do Amazonas e no oeste de Roraima.


Atenção para o risco de chuva moderada a forte e de raios no litoral de Sergipe e de Pernambuco, no litoral do Ceará, do Piauí, do Maranhão, do Pará e do Amapá, em Roraima (exceto no oeste do estado), no norte e centro-oeste do Amazonas


Atenção para o ar seco, com nível de umidade do ar entre 21% e 30% no norte e oeste de São Paulo, em todo o oeste de Minas (inclui Triângulo Mineiro), no Centro-Oeste (exceto no oeste de Goiás e no leste de Mato Grosso), no Tocantins, no oeste da Bahia, no interior do Piauí e no centro, sul e leste do Maranhão.


Alerta para o ar o seco, com nível de umidade do ar entre 11% e 20%, no oeste de Goiás e no leste de Mato Grosso

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias