Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Coreia do Sul evacua escoteiros com aproximação de tufão

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Teve início na manhã desta terça-feira (08/08) a evacuação de cerca de 43 mil jovens, a maioria entre 14 e 18 anos, que estavam reunidos em Saemangeum, na província de Jeolla do Norte, na Coreia do Sul, para participar do encontro global de escoteiros 25º Jamboree Mundial. A medida preventiva foi anunciada devido à chegada do tufão Khanun nos próximos dias, e afetou também um grupo de mais de mil brasileiros inscritos para participar do evento.

 

 

Evento internacional de escoteiros foi suspenso com a aproximação de um tufão

(Foto: Coreia do Sul/ Choe Young-soo/Yonhap/AP)

 

Por volta das 14h30 (2h30 em Brasília), metade dos participantes já haviam deixado o local com segurança e estavam a caminho de abrigos seguros em Seul e arredores, informou a Organização Mundial do Movimento Escoteiro, (WOSM, na sigla em inglês). Para os próximos dias, foi elaborada uma programação com atividades culturais.

 

"Embora todos os eventos venham com seu quinhão de desafios, este evento veio com muitos desafios extraordinários. É a primeira vez em mais de 100 anos de história do Jamboree Escoteiro Mundial a enfrentarmos desafios tão complexos, desde inundações inoportunas até uma onda de calor sem precedentes e agora um tufão!", tuitou o secretário-geral da WOSM, Ahmad Alhendawi.

 

"É decepcionante que esses eventos climáticos extremos estejam afetando esse encontro único de 158 nações que se unem para se conectar, aprender novas habilidades e conhecer culturas diferentes", lamentou, acrescentando que a organização optou por colocar a saúde e a segurança de todos os participantes em primeiro lugar.

 

"Não é uma tarefa fácil mover mais de 40 mil pessoas em um dia. Mas se alguém pode fazer, são os escoteiros!"

 

Segundo a Embaixada brasileira em Seul, os jovens brasileiros inscritos no evento também haviam se deslocado do acampamento rumo à cidade de Daejeon, centro-oeste do país, a 50 minutos de trem de Seul e onde devem permanecer até fim do evento. Eles teriam relatado estarem em locais seguros e com infraestrutura adequada.

 

 

Desgraça nacional


O 25º Jamboree Mundial foi descrito pela imprensa local como "uma desgraça nacional", afetada pouco antes por uma onda de calor extremo que adoeceu centenas de pessoas e já havia levado ao abandono do evento por grupos de escoteiros dos Estados Unidos e do Reino Unido.

 

O tufão Khanun, que matou pelo menos duas pessoas no Japão, deve chegar próximo ao acampamento na quinta-feira, dia 10 de agosto. As equipes organizadoras insistiram que o evento continuaria apesar dos desafios, mas acabaram confirmando a evacuação dos jovens na segunda-feira.

 

As autoridades da Coreia do Sul classificaram o Khanun como um tufão por se tratar de uma tempestade tropical com ventos superiores a 61 quilômetros por hora.

 

 

Este conteúdo é uma obra originalmente publicada pela agência alemã DW. A opinião exposta pela publicação não reflete ou representa a opinião deste portal ou de seus colaboradores. Logo Deutsche Welle Deutsche Welle

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias