Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Formação de frente fria provoca muita chuva no Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

9 min de leitura

Oferecido por

Nesta quarta-feira ocorre novamente uma acentuada queda da pressão atmosférica sobre o Sul do Brasil e sobre o Paraguai, gerando grandes áreas de instabilidade que vão se organizar no decorrer do dia como uma nova frente fria e um outro ciclone extratropical. O ciclone se forma sobre o mar e se afasta rapidamente da Região Sul, enquanto a frente fria avança na direção de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.

 

O grande sistema de alta pressão atmosférica que gerou a intensa onda de calor está começando a enfraquecer.  Isto facilita a formação de nuvens carregadas por causa do calor. No decorrer desta quarta-feira, por causa do calor intenso e do deslocamento da nova frente fria,  nuvens carregadas vão crescer sobre São Paulo, no Sul de Minas e no Triângulo Mineiro,  no Rio De Janeiro e  em várias áreas do Centro-Oeste.

 

O ar seco e quente ainda predomina sobre o Nordeste e dificulta o crescimento de grandes nuvens e a ocorrência de chuva.

 

O ar quente e úmido predomina sobre a Região Norte e nuvens carregadas se formam sobre a maior parte da Região provocando pancadas de chuva. 

 

 


Previsão do tempo para o Brasil para 27/09/2023 -quarta-feira

 


Região Sul

 

Grandes áreas de instabilidade se espalham sobre a Região Sul do Brasil nesta quarta-feira se organizando até o final do dia como uma frente fria e um ciclone extratropical.  O ciclone se forma sobre o oceano, na costa de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e a frente fria se organiza entre o Sul do Brasil e o Paraguai.

 

O tempo fica muito instável em todo Sul do Brasil e há risco de chuva forte nos três estados. 

 

Em quase toda a Região Sul,  a quarta-feira será um dia com bastante nebulosidade e pancadas de chuva com raios, que podem ocorrer a qualquer hora do dia.  Períodos com sol podem acontecer preferencialmente sobre o Paraná.  A única área onde não deve chover será no oeste e parte do sul do Rio Grande do Sul,  região onde estão Uruguaiana, São Luiz Gonzaga e Bagé .

 

Na maioria das áreas do Rio Grande do Sul, a chuva deve ir parando ao longo da tarde e a noite da quarta-feira já será sem chuva.

 

Alerta para ressaca entre a região de Mostardas (RS) e Laguna (SC)

 


Região Sudeste

 

Uma frente fria se organiza entre o Sul do Brasil e o Paraguai nesta quarta-feira e avança para São Paulo no decorrer do dia. Pancadas de chuvas já poderão ocorrer pela manhã no estado de São Paulo,  mas é durante a tarde e à noite que a chuva se intensifica e se espalha pelo estado.  Há risco de raios e de fortes pancadas de chuva em todas as áreas paulistas.  Pode ventar forte mesmo sem estar chovendo. 

 

Esta quarta-feira amanhece muito abafada no Estado de São Paulo, mas vai refrescar à noite.

 

O calor e a chegada da nova frente fria ao Sudeste vai provocar pancadas de chuva a partir da tarde no centro-sul do estado do Rio de Janeiro,  incluindo a região do Grande Rio.  Também há possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde no Sul de Minas, no Triângulo Mineiro e na Zona da Mata Mineira

 

As demais áreas da Região Sudeste continuam com sol forte e sem condições para chuva,  por enquanto.

 

O calor será intenso nesta quarta-feira na Região sudeste. Os quatro estados poderão registrar temperaturas de 40°C ou mais.  O Noroeste Mineiro deve ser uma das regiões mais quentes do Brasil nesta quarta-feira,  podendo registrar temperaturas entre 43°C e 44°C. 

 

Atenção para ressaca na região do litoral sul de São Paulo e da Baixada Santista.

 


Região Centro-Oeste

 

O grande sistema de alta pressão atmosférica,  que gerou a intensa onda de calor sobre o Brasil, está começando a enfraquecer. Com este enfraquecimento e o calor intenso no Centro-Oeste,  nuvens carregadas já começam a crescer novamente em quase todas as áreas da Região.

 

O sol forte e o tempo seco ainda predominam na região do Distrito Federal,  no centro-leste e nordeste de Goiás.  Nas outras regiões de Goiás e em Mato Grosso, o sol aparece na maior parte do dia. Pancadas de chuva com raios podem ocorrer à tarde e à noite.  Algumas dessas pancadas podem ser fortes,  mas de curta duração.

 

Uma frente fria que se forma entre o Paraguai e o Sul do Brasil avança para o Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira. O calor e a passagem desta frente fria provocam algumas pancadas de chuva à tarde e à noite em várias áreas do estado. Mas a chuva não se prolonga por muito tempo.  O tempo seco e o sol predominam na região do Pantanal.

 

A entrada de ventos frios, trazidos pela frente fria, vão baixar a temperatura sobre o estado de Mato Grosso do Sul no decorrer desta quarta-feira, interrompendo a onda de calor.

 

Temperaturas em torno dos 40°C ainda poderão ser observadas em Mato Grosso e em Goiás.

 


Região Nordeste 

 

O ar seco e quente ainda predomina sobre a Região Nordeste dificultando a formação de grandes nuvens. A maior parte do Nordeste tem um dia com muito sol e sem condições para chuva. 

 

O interior do Maranhão e do Piauí,  incluindo Teresina,  podem ter algumas pancadas de chuva com raios. Mas a chuva será rápida e o sol aparece na maior parte do dia.

 

Há previsão de pancadas de chuva em toda a faixa litorânea, desde o Ceará até o sul da Bahia

 

Temperaturas entre 38°C e 42°C devem ser registradas no interior do Maranhão, do Piauí e no oeste da Bahia. 

 


Região Norte

 

O ar úmido e quente está espalhado sobre todo o Norte do Brasil e nuvens carregadas crescem sobre todos os estados.

A previsão é de pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite, sobre todos os estados da Região Norte.  Mesmo assim, o sol aparece forte ao longo do dia. A maioria destas pancadas são de curta duração e em pequenas áreas, mas algumas podem ser fortes.

 

Atenção para o risco de granizo isolado no oeste do Amazonas. O calor é bastante intenso e pode alcançar 40°C em áreas do Tocantins. 

 


Alertas meteorológicos para 27/09/2023 -quarta-feira

 


Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Palmas, Porto Velho e Rio Branco.

 

Alerta para temporais, com risco de rajadas de vento com até 70 km/h no norte do Rio Grande do Sul, no oeste, centro, sul e norte catarinense, no sul e sudoeste e no litoral do Paraná, no sul e no centro-leste de São Paulo.

 

Alerta para o risco de granizo isolado em Santa Catarina (na madrugada e manhã), no Paraná, em São Paulo e no oeste do Amazonas.

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de até 60 km/h no leste, litoral e serra do Rio Grande do Sul (inclui Grande Porto Alegre), no litoral de Santa Catarina e no Vale do Itajaí, no oeste, centro, norte e leste do Paraná (não inclui litoral), sudoeste, centro e norte de São Paulo, Sul de Minas, Zona da Mata Mineira, no centro-sul do Rio de Janeiro, no centro-norte de Mato Grosso, no Tocantins, no sul e leste do Pará, em Rondônia, no Acre, no sul e oeste do Amazonas.

 

Aviso de ressaca entre Mostardas (RS) e Santos (SP), com ondas de 2,5 a 3,0 metros.

 

Atenção para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 21% e 30% no centro, oeste, norte e leste de Minas Gerais, no interior da Bahia, no leste do Piauí, no sertão do Nordeste, no leste de Goiás, no Distrito Federal

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias