Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sol, calor e pancadas de chuva em todo o Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

8 min de leitura

Oferecido por

Uma grande massa de ar quente e úmido permanece sobre o Brasil. O calor e grande disponibilidade de umidade são os combustíveis naturais para a formação das grandes nuvens que provocam fortes pancadas de chuva e raios. Estas nuvens crescem em quase todos os estados brasileiros.

 

A circulação de ventos em altos e médios  níveis da atmosfera aumenta as condições para chuva sobre Minas Gerais, parte do Espírito Santo,  Goiás, Distrito Federal, oeste e sul da Bahia.

 

A Zona de Convergência Intertropical continua influenciando a costa norte do Brasil, aumentando a chance de chuva entre o Amapá e o Rio Grande do Norte.

 

 

Sol, calor e pancadas de chuva em todo o Brasil (Foto: Getty Images)

 

Confira a previsão para  o Carnaval! 

 

Previsão do tempo para o Brasil para 8/02/2024 - quinta-feira

 

Região Sul

 

Uma frente fria passa pela costa sul gaúcha, mas afastada em alto-mar, sem força para causar mudanças no tempo. O ar quente e úmido predomina na Região Sul e estimula a formação de nuvens carregadas nos três estados

 

O Sul do Brasil continua tendo várias horas com sol forte nesta quinta-feira. Nos três estados, a nebulosidade aumenta ao longo do dia, junto com o calor, e pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde ou à noite em vários locais do Paraná, de Santa Catarina e no centro, oeste e norte do Rio Grande do Sul.

 

No sul e leste gaúcho, o tempo segue firme, com sol, calor e sem chuva. Não chove em Porto Alegre. Curitiba e Florianópolis podem ter pancadas de chuva a partir da tarde.

 


Região Sudeste

 

O ar quente e úmido predomina sobre o Sudeste e nuvens carregadas crescem em grande parte da Região. A circulação de ventos em níveis elevados da atmosfera aumenta as condições para chuva sobre Minas Gerais.

 

Previsão especial para os desfiles no Rio e em São Paulo 

 

O sol e o tempo firme, sem chuva, predominam no centro-sul de São Paulo e na Baixada Santista. 

 

No centro, oeste, norte e leste de Minas Gerais e na divisa do Espírito Santo com Minas, ocorrem várias pancadas de chuva com raios que podem acontecer a qualquer hora. Há risco de temporais inclusive na região da grande Belo Horizonte.

 

Nas demais áreas do Sudeste, o sol aparece forte e algumas pancadas de chuva com raios ocorrem de forma isolada à tarde e à noite. Pode chover com moderada a forte intensidade em alguns locais.

 


Região Centro-Oeste

 

Nuvens carregadas se formam sobre o Centro-Oeste por causa do ar quente e úmido que predomina sobre a Região. A circulação de ventos em níveis elevados da atmosfera aumenta as condições para chuva em Goiás e no Distrito Federal.

 

No Distrito Federal e em Goiás, o tempo fica instável, com muitas nuvens e condições para pancadas de chuva com raios a qualquer hora. Há risco de temporal, incluindo a  região de Goiânia de Brasília.

 

Em Mato Grosso e na maior parte de Mato Grosso do Sul, o sol aparece na maior parte do dia, sempre junto de nuvens, e as pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite. Pode chover com moderada a forte intensidade. A fronteira com o Paraguai pode ter chuva já pela manhã.

 


Região Nordeste

 

O ar úmido e quente se espalhou sobre todo o Nordeste e nuvens carregadas crescem em todos os estados. A atuação da Zona de Convergência Intertropical favorecem mais nebulosidade e chuva na costa norte do Nordeste. 

 

Atenção para o risco de chuva forte e com raios no Maranhão, no centro e norte do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, no oeste e sul da Bahia. Estas áreas têm períodos com sol no decorrer do dia.

 

Nas demais áreas do Nordeste, o sol aparece o dia todo, mas ocorrem pancadas de chuva. 

 


Região Norte

 

O ar quente e úmido também predomina sobre o Norte do Brasil e nuvens carregadas cresce sobre todos os estados.  Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva no Amapá e norte do Pará. 

 

No norte do Amazonas, no sul e oeste de Roraima, no litoral do Pará e no Amapá, as pancadas de chuva com raios ocorrem a qualquer hora, intercaladas com períodos de sol e pode chover forte. 

 

No restante da Região Norte, o sol aparece em grande parte do dia e as pancadas de chuva ocorrem principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte.

 


Alertas meteorológicos para 8/02/2024 - quinta-feira

 


Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Florianópolis, Rio De Janeiro, Belo Horizonte, Cuiabá, Campo Grande, Goiânia, Brasília, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Manaus, Belém e Macapá 

 

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h em Mato Grosso do Sul (exceto no leste do estado), em Goiás (exceto no sudeste do estado), Distrito Federal, em Minas Gerais (exceto no sul de Minas, na Zona da Mata e divisa com o sul da Bahia),  divisa do sul do Espírito Santo com Minas, noroeste do Rio de Janeiro, interior do Maranhão, litoral do Amapá, sudoeste de Roraima, centro-norte e noroeste do Amazonas

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h no Paraná (exceto no centro-leste do estado) Santa Catarina, norte do Rio grande do Sul, São Paulo (exceto centro-sul e leste do estado), Vale do Paraíba (SP), estado do Rio de Janeiro (exceto noroeste fluminense), Sul de Minas Gerais e Zona da Mata Mineira, no Espírito Santo (exceto no sul do estado), sudeste de Goiás, leste de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso (exceto região de Barra do Garças), centro-sul de Rondônia, Pará (exceto oeste e noroeste do estado), Tocantins,  interior do Amapá, litoral do Maranhão, Piauí (exceto a divisa com Pernambuco e Bahia), Ceará, litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba

 

Atenção para chuva moderada no litoral de Pernambuco.

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias