Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Cheia dos rios deixa municípios em emergência no Acre

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por


O nível do rio Acre, em Rio Branco, continua subindo. Segundo o último relatório do Serviço Geológico do Brasil, emitido às 6 horas da manhã desta quarta-feira (28), o nível do rio Acre subiu em 16,45 metros e a previsão é de subir mais, atingindo a cota aproximada de 16,70 metros às 12 horas desta quinta-feira,  29/02/2024. A cota de inundação é de 14 metros.

 

Em Brasiléia, onde a água do rio Acre já quase cobre telhados, o nível do rio subiu para 15,54 metros, na manhã desta quarta-feira, 28. A cota de inundação é de 11,40 metros. No último sábado (24), o governo decretou situação de emergência; só nesta região cerca de 1.540 pessoas estão desabrigadas devido à enchente.

 

Imagem do WhatsApp de 2024-02-28 à(s) 10.22.55_ade6e91c

Cheia do rio Acre em Brasileia,AC- 26-2-24 (foto: Secom/Fotos Públicas)

 

No total, a cheia do Rio Acre afeta mais de 4 mil pessoas.

 

Em Xapuri, no último levantamento desta manhã, o volume de água já atingiu 15,65 metros e o valor pode subir mais até a meia-noite desta quinta-feira, 29 para 15,90 metros. A cota de inundação é de 13,40 metros. 

 

Mais chuva nos próximos dias

 

Todo o estado do Acre terá mais chuva nos próximos dias - com atenção para chuva forte e alguns temporais - o que pode novamente agravar a situação nos municípios já afetados. O mês de fevereiro foi marcado por instabilidades associadas ao ar quente e úmido, provocando pancadas fortes em todas as regiões. Rio Branco, até o momento, acumulou cerca de 331mm de chuva, ultrapassando a média história (INMET) prevista para fevereiro que é de 298.9mm. 

 

Março, ainda vai começar instável com condições de chuva forte. A expectativa para o mês é de chuva um pouco abaixo da média, mas não dá pra descartar alguma concentração grande de chuva em curto espaço de tempo principalmente nesta primeira quinzena, mas, há expectativa de redução significativa do volume de chuva já a partir da segunda quinzena do mês- lembrando que a média histórica para março, segundo dados do INMET ainda é alta com 285.6mm.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias