Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Quando termina o El Niño e começa o La Niña

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

O fenômeno El Niño segue em fase de enfraquecimento no decorrer do mês de março, mas ainda terá influência no Clima do Brasil. Este episódio do El Niño começou a se desenvolver no fim do outono de 2023 e atingiu seu máximo entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024.

 

Tecnicamente o fim do El Niño e início da fase de neutralidade da temperatura do Pacífico Equatorial, na costa do Peru, só deve ocorrer em abril. Outono de 2024 deve ser em condições de neutralidade do Pacífico Equatorial, isto é, nem El Niño e nem La Niña.

 

Em  julho de 2024 espera-se o início do desenvolvimento de um novo La Niña, o que deve prosseguir durante todo o inverno.

 

É o que mostra o gráfico de probabilidades da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês). As barras vermelhas indica a probabilidade de El Niño, as cinzas, de neutralidade e as barras azuis indicam a probabilidade de La Niña. 

 

As barras vermelhas indica a probabilidade de El Niño, as cinzas, de neutralidade e as barras azuis indicam a probabilidade de La Niña(Fonte: NOAA)

 


Resumo


março - El Niño em fase de enfraquecimento

outono 2024 - neutralidade (nem El Niño e nem La Niña)

inverno 2024 - desenvolvimento de La Niña

 

Qual a diferença entre El Niño e La Niña?

 

El Niño e La Niña são fenômenos cíclicos de interação oceânica-atmosférica. Os dois fenômenos ocorrem no oceano Pacífico Equatorial, na costa do Peru, mas um é o oposto do outro.

 

O El Niño é caracterizado pelo aquecimento da água do Pacífico Equatorial na costa peruana em pelo menos 0,5°C acima da temperatura média normal e por pelo menos três trimestres consecutivos. 

 

O La Niña é caracterizado pelo resfriamento da água do Pacífico Equatorial na costa peruana em pelo menos 0,5°C abaixo da temperatura média normal e por pelo menos três trimestres consecutivos.

 

 

El Niño (aquecimento), modo neutralidade e La Niña (resfriamento) do oceano Pacífico Equatorial na costa do Peru (Fonte: Getty Images)


Quando nenhuma destas condições são verificadas, dizemos que o Pacífico Equatorial está em situação de neutralidade.


O aquecimento e o resfriamento da água do mar ocorrem na superfície oceânica e em profundidade. Essas alterações de temperatura são observadas em uma enorme região do oceano Pacífico Equatorial e causa grandes modificações na circulação dos ventos e na pressão atmosférica nesta região. Estas modificações são tão poderosas que mudam o padrão de chuva e de temperatura em diversas regiões do planeta.

 

O El Niño e o La Niña ocorrem no mesmo local, na costa do Peru, no oceano Pacífico Equatorial, mas mudam o clima em muitas regiões do planeta.


No Brasil, os efeitos mais comuns do El Niño são provocar muita chuva na Região Sul no inverno/primavera e reduzir a chuva no verão em áreas do Norte e do Nordeste.


O La Niña causa seca na Região Sul e muita chuva no Norte e no Nordeste. 


Os efeitos no Sudeste e no Centro-Oeste não são tão marcantes, como nas outras regiões, mas de forma geral, o El Niño deixa a chuva irregular e aumenta a temperatura. O La Niña facilita a entrada do ar frio de origem polar no interior do Brasil podendo deixar os invernos mais frios e prolongados.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias