O ar frio de origem polar que entrou no centro-sul do Brasil durante o fim de semana prolongado de Primeiro de Maio já se afastou para o alto mar. Com a diminuição do ar frio, as temperaturas naturalmente entraram em elevação também no estado de São Paulo. Voltou a fazer calor durante a tarde, mas as noites ainda estão frescas.
SP fica mais quente e mais seco
Nos próximos dias, a temperatura vai subir mais em todo estado de São Paulo e alcançar valores vários graus acima do que seria o comum para esta época do ano. As temperaturas máximas devem ficar acima dos 30°C na maioria das regiões paulistas até o próximo sábado. Além da falta de ar frio de origem polar, ventos quentes vindos do interior do Brasil voltam a entrar sobre São Paulo ajudando a esquentar o ar.
Junto do aumento da temperatura, os paulistas vão sentir o ar mais seco. A queda dos níveis de umidade no ar já pode ser notada inclusive na cidade de São Paulo, que foi a capital mais seca nesta terça-feira, 6 de maio. O índice mínimo de umidade no ar foi de 33%, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista. Foi a tarde mais seca desde o dia 22 de março, quando a umidade relativa do ar baixou para 26%.
Níveis de umidade no ar entre 30% e 40% foram observados nesta terça-feira em várias regiões do interior paulista e podem baixar de 30% até o fim da semana.
Quando volta a chover?
O estado de São Paulo está dentro de uma situação de veranico causado por um bloqueio atmosférico. Por isso, até o final desta semana nenhuma frente fria vai conseguir causar mudanças no tempo. A Grande São Paulo, o interior e o litoral seguem a semana com tempo firme, com predomínio de sol e sem previsão de chuva até a sexta-feira, 9 de maio.
O sábado, 10 de maio, será um dia quente e com sol aparecendo forte em grande parte do dia. Mas com a chegada de uma frente fria, pancadas de chuva poderão ocorrer à tarde e à noite em várias regiões do estado de São Paulo. Há possibilidade de chuva à noite na Grande São Paulo. Durante o domingo, 11 de maio, a frente fria avança para o Rio de Janeiro, mas ainda deixa áreas de chuva sobre o estado de São Paulo.
O domingo dos Dia das Mães, várias áreas do estado vão sentir uma queda de temperatura acentuada por causa da passagem da frente fria. O domingo será nublado, com chuva e friozinho na Grande São Paulo e no leste do estado de São Paulo.
Calor pode passar dos 30°C na capital
A cidade de São Paulo vai ficar mais quente e mais seca até o sábado, com temperaturas que podem até superar um pouco a marca dos 30°C, mas as noites seguem relativamente frescas. A média normal de temperatura máxima para maio na cidade de São Paulo é de 23,4°C. Então, temperaturas máximas iguais ou acima de 26°C já são bastante elevadas para maio. Nesta terça-feira, a máxima ficou em torno dos 27°C.
Calor histórico de maio de 2024
Em 2024, nesta mesma época, a cidade de São Paulo bateu o recorde de calor absoluto para um dia de maio, desde 1943. As 5 maiores temperaturas em maio, já oficialmente medidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia, ocorreram em maio de 2024.
32,8°C – 05/05/2024 (recorde absoluto de calor em maio, desde 1943)
32,5°C – 04/05/2024
32,1°C – 03/05/2024
31,7°C – 03/05/2001 e 02/05/2024
31,3°C – 07/05/2010 e 01/05/2024