A cidade do Rio de Janeiro foi o local mais quente do Brasil neste domingo e a temperatura chegou aos 40,0°C na região da Marambaia, extremo oeste da capital fluminense, onde o Instituto nacional de meteorologia mantém uma estação meteorológica. Esta foi a maior temperatura do inverno de 2025 e superou com folga os 36,4°C do dia 9 de setembro. O recorde de calor para o ano de 2025 é de 41,3°C, em 17 de fevereiro, também na região da Marambaia.
Em São Paulo, o último domingo do inverno de 2025 teve fortes rajadas de vento, muito calor e pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura chegou aos 33,2°C, pela medição do Inmet no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, e foi a mais alta para a estação. O recorde anterior de maior temperatura no inverno era 32,8°C, no dia 22 de agosto.
Frente fria derruba a temperatura
A passagem de uma frente fria derruba a temperatura em São Paulo e no Rio de Janeiro deixando a primeira semana da primavera com ares de inverno. A primavera começa nesta segunda-feira, 22 de setembro, às 15h19, pelo horário de Brasília.
O Rio de Janeiro ainda pode ter calor de 40°C nesta segunda-feira, com rápido aquecimento pré-frontal. Mas a chegada da frente fria durante a tarde vai trazer pancadas de chuva, rajadas de vento moderadas a fortes e brusca queda da temperatura. A passagem da frente fria influencia o tempo durante toda a semana. A combinação de ar frio de origem polar, muita nebulosidade e chuva vai deixar a semana bastante amena. Entre a terça-feira, 23, e a sexta-feira, 25 de setembro de 2025, a temperatura na cidade do Rio não deve passar dos 24°C.
Já São Paulo sente a queda da temperatura já pela manhã, mas vai esfriando mais no decorrer da tarde. Há risco de temporal na Grande São Paulo nesta segunda-feira, 22 de setembro. O restante da semana será com predomínio de céu nublado, sensação de frio e chuviscos a partir da tarde da terça-feira. A temperatura máxima em São Paulo não deve passar dos 20°C até o fim da semana.