logo
Faça seu loginavatar
Ícone de localizaçãoSão Paulo, SP
Clima e Previsão do Tempo

Calor histórico no Natal, São Paulo pode ter maior temperatura desde 1963

Alta pressão reduz chuvas, aumenta o tempo seco e eleva as temperaturas no Sudeste, com chance de novo recorde de calor em São Paulo no dia 24 de dezembro.

Redação

19/12/2025 às 16:14

Imagem da notícia Calor histórico no Natal, São Paulo pode ter maior temperatura desde 1963
São Paulo pode ter recorde de calor na véspera do Natal

Nota pelo meteorologista César Soares

A primeira onda de calor do verão já promete trazer marcas importantes nas temperaturas. São Paulo, por exemplo, pode chegar aos 36 graus, segundo a previsão da Climatempo, no dia de Natal. Caso essa temperatura seja atingida, não teremos apenas a maior temperatura do ano de 2025, é possível que a marca de maior máxima em um dia de dezembro seja ultrapassada. Até o momento, pelos registros do Inmet, o valor de 35,6 graus registrado em 3 de dezembro de 1998 detém tal recorde.

Pela meteorologista Josélia Pegorim

Predomínio de tempo seco e calor intenso. A atuação da alta pressão atmosférica reduz a nebulosidade e a frequência da chuva, permitindo longos períodos de sol forte. As temperaturas sobem acima do normal, com máximas elevadas em toda a região, especialmente na véspera do Natal. O calor é mais intenso durante a tarde, com sensação de abafamento e baixo risco de chuva.

Um sistema de alta pressão atmosférica ganha força sobre a região Sudeste ao longo da próxima semana, provocando tempo mais seco, redução da nebulosidade e diminuição das condições para chuva. Com menos nuvens, o sol aparece por várias horas consecutivas, favorecendo o aquecimento intenso do ar. A expectativa é de temperaturas acima do normal em muitas áreas do Sudeste, especialmente na última semana de 2025.

Na cidade de São Paulo, o calor deve aumentar de forma significativa nos próximos dias, com possibilidade de novo recorde de temperatura para o ano na véspera do Natal. A maior máxima registrada em 2025 até agora é de 35,1°C, medida oficialmente pelo Instituto Nacional de Meteorologia em 6 de outubro. Para o dia 24 de dezembro, a previsão indica temperatura próxima de 35°C, valor que pode igualar ou até superar o recorde atual.

Outras capitais do Sudeste também enfrentarão calor intenso, embora sem expectativa de quebra de recorde. O Rio de Janeiro pode registrar até 38°C, enquanto Belo Horizonte e Vitória devem alcançar máximas entre 32°C e 34°C, sob predomínio de sol forte e pouca chuva.


Previsão para sua cidade

Veja aqui!
São Paulo - SP
20°28°
15mm
saiba mais
São Caetano do Sul - SP
18°24°
25mm
saiba mais
Guarulhos - SP
18°24°
29mm
saiba mais
Diadema - SP
18°24°
15mm
saiba mais
Osasco - SP
19°23°
17mm
saiba mais
Santo André - SP
18°24°
16mm
saiba mais
Imagem Chuvas intensas marcam fevereiro no Nordeste e impactam o setor elétrico

Chuvas intensas marcam fevereiro no Nordeste e impactam o setor elétrico

Imagem Nova frente fria avança pelo Sul do Brasil e provoca temporais e ventos fortes

Nova frente fria avança pelo Sul do Brasil e provoca temporais e ventos fortes

Imagem ZCAS provoca mais chuva em MG e no RJ nesta terça

ZCAS provoca mais chuva em MG e no RJ nesta terça

Imagem Previsão Brasil (10/02): Chuva Forte, risco de temporais e calor em diversas regiões

Previsão Brasil (10/02): Chuva Forte, risco de temporais e calor em diversas regiões