Os estados do Rio de Janeiro de Minas Gerais estão sentindo os efeitos da quarta ZCAS de 2026 – Zona de Convergência do Atlântico Sul – que se organizou no último fim de semana. Vários locais nos dois estados já acumularam de 80 mm a quase 120 mm de chuva entre os dias 6 e 9 de fevereiro. Com previsão de mais chuva neste início de semana, o risco de deslizamentos e enchentes tende aumentar nos dois estados.
ZCAS provoca mais chuva em MG e no RJ nesta terça
Para esta terça-feira, dia 10, a Climatempo alerta para o risco de chuva forte e volumosa em todos os estados da região Sudeste. Mas os maiores volumes de chuva esperados para esta terça-feira devem cair em áreas do estado do Norte de São Paulo, do Triângulo Mineiro e do Sul de Minas Gerais, que aparecem em roxo no mapa de risco de temporais para 10 de fevereiro de 2026, elaborado pela Climatempo. A maioria das áreas de Minas Gerais, incluindo a Grande Belo Horizonte, a Zona da Mata Mineira, o Sul do Rio de Janeiro e toda divisa entre os estados do Rio e de Minas Gerais continuam em alerta para temporais e chuva volumosa. Ainda há risco de chuva moderada a eventualmente forte também no Grande Rio e nas demais áreas do estado do Rio de Janeiro, assim como no Espírito Santo e na maioria das áreas do estado de São Paulo, incluindo as capitais Vitória e São Paulo.

Risco de chuva forte e de temporal no Sudeste para 10/2/26 (Fonte: Climatempo)
Quando a chuva vai parar?
O quarto episódio de ZCAS deve se dissipar durante a quarta-feira 11 de fevereiro, o que vai diminuir a frequência e abrangência da chuva sobre Minas Gerais e sobre o estado do Rio de Janeiro. Mesmo assim, com a volta dos períodos de sol e elevação de temperatura, não se pode descartar a ocorrência de fortes pancadas de chuva à tarde à noite na quarta e na quinta-feira. Atmosfera está muito úmida em toda a região Sudeste e a elevação de temperatura vai contribuir para a formação de nuvens carregadas. Mas na sexta-feira e no fim de semana, o tempo fica mais firme, com o sol aparecendo forte em grande parte do dia e poucas pancadas de chuva no fim da tarde.
Chuva supera média na cidade do Rio de Janeiro
O estado do Rio de Janeiro foi um dos locais onde mais choveu neste início de semana. Em Silva Jardim, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 124,6 mm acumulados entre 9 horas do dia 8 e 9 horas de 9 de fevereiro de 2026. Foi o maior acumulado de chuva registrado pelo Inmet no Brasil neste intervalo de tempo.
Na cidade do Rio de Janeiro, a chuva não tem dado trégua desde o início do mês e vários temporais já ocorreram, causando muitos transtornos para a população. Na região da Vila Militar, na zona oeste carioca, o Inmet já registrou 213,6 mm acumulados do dia primeiro até 9 horas de 9 de fevereiro de 2026. Esse total já representa mais do que a média normal de precipitação para todo mês de fevereiro, que é de aproximadamente 118 mm, pelos cálculos do sistema Alerta Rio/prefeitura do Rio de Janeiro, para o período de 28 anos entre 1997 e 2025. O volume de chuva acumulado em 9 dias na região da estação meteorológica da Vila Militar, praticamente igualou o total de chuva registrado em todo o mês de janeiro, que foi de 223,8 mm.
Tendência para o carnaval
Um sistema de alta pressão atmosférica vai ganhar força sobre a região Sudeste do Brasil durante o carnaval de 2026. A alta pressão vai reduzir as condições para a chuva em toda a região Sudeste do Brasil. A alta pressão subtropical do Atlântico Sul (ASAS) estará atuando com mais força durante o carnaval justamente sobre o Rio de Janeiro, o Espírito Santo e em Minas Gerais. A previsão da Climatempo é de que o sol volte a aparecer forte em toda região Sudeste durante o carnaval. Com mais horas de sol forte e sem a influência de ar frio de origem polar, a temperatura vai subir bastante na região Sudeste e o carnaval será marcado por calor. Algumas pancadas de chuva poderão acontecer durante a tarde no começo da noite justamente por causa do grande aquecimento. Mas a chuva que ocorrer será em pequenas áreas e de curta duração, muito diferente da chuva volumosa e persistente que tem acontecido nos últimos dias especialmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e em Minas Gerais.
Monitore a previsão do tempo atualizada para a sua região na Climatempo ou acompanhe alertas via app!
Fique por dentro dos alertas meteorológicos da Climatempo para evitar riscos!



