logo
Ícone do tempo agora
São Paulo, SP / --°
Faça seu loginavatar
  • Previsão
    • Agora
    • Hoje
    • Amanhã
    • Fim de Semana
    • 15 Dias
    • Praias
    • Aeroportos
    • Brasil
  • Clima
  • Notícias
  • Agroclima
  • Mapas
  • Conteúdos
  • Produtos Climatempo
    • Mídia
    • SMAC
    • API
    • Levantamento de dados
    • Relclima
    • Weather Index
Clima e Previsão do Tempo

Ar ainda muito seco em GO, DF, MG e TO nos próximos dias

Vitor Takao Suganuma

05/08/2025 às 16:12

Compartilhar
Imagem da notícia Ar ainda muito seco em GO, DF, MG e TO nos próximos dias
Umidade relativa do ar segue em níveis críticos na região nos próximos dias

A persistência do tempo firme e a ausência de sistemas meteorológicos capazes de transportar umidade para o interior do país têm mantido o tempo seco em áreas do Centro-Oeste, Sudeste e parte da Região Norte. Estados como Goiás, o Distrito Federal, o norte e noroeste de Minas Gerais e o Tocantins enfrentam um longo período sem chuva significativa, com temperaturas elevadas e índices de umidade do ar frequentemente em níveis críticos.

A região já acumula mais de um mês sem registros de chuva significativa. A persistência de uma massa de ar quente e seca sobre o interior do Brasil mantém o tempo aberto, inibe a formação de nuvens e favorece a elevação das temperaturas. Sem a influência de frentes frias ou outros sistemas que possibilitem o transporte de umidade, a condição atmosférica permanece estável. A tendência é de que a primeira quinzena de agosto siga sem mudanças significativas, com baixa probabilidade de chuva.

Esse cenário reforça o alerta para os impactos do tempo seco. O risco de queimadas segue elevado, especialmente em regiões mais vulneráveis. Além disso, a qualidade do ar nos centros urbanos tende a sofrer queda acentuada, afetando principalmente pessoas com doenças respiratórias, idosos e crianças. Os índices de umidade devem continuar abaixo dos 30% em grande parte da região, podendo atingir níveis inferiores a 20% nas horas mais quentes do dia — o que caracteriza estado de alerta ou até emergência, conforme parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A massa de ar seco que atua sobre a região impede a formação de instabilidades e reforça o predomínio de sol e calor. A ausência de mecanismos atmosféricos capazes de romper esse padrão, como frentes frias ativas ou canais de umidade, mantém a atmosfera estável e sem expectativa de mudanças a curto prazo.


Compartilhar

Previsão para sua cidade

Veja aqui!
São Paulo - SP
13°20°
8mm
saiba mais
São Caetano do Sul - SP
13°18°
2mm
saiba mais
Guarulhos - SP
13°19°
0mm
saiba mais
Diadema - SP
13°17°
3mm
saiba mais
Osasco - SP
12°19°
0mm
saiba mais
Santo André - SP
13°16°
6mm
saiba mais
Imagem Ar ainda muito seco em GO, DF, MG e TO nos próximos dias

Ar ainda muito seco em GO, DF, MG e TO nos próximos dias

Imagem Chuva no litoral do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo | Ar frio provoca geada no RS

Chuva no litoral do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo | Ar frio provoca geada no RS

Imagem Currículo Azul: educação climática pode começar pelo oceano

Currículo Azul: educação climática pode começar pelo oceano

Imagem Chuva forte em Curitiba e no sul de SP | Ar frio provoca geada no Rio Grande do Sul

Chuva forte em Curitiba e no sul de SP | Ar frio provoca geada no Rio Grande do Sul