Nesta quinta-feira, a presença de algumas perturbações em níveis médios da atmosfera e a presença de umidade devem manter as instabilidades sobre o leste catarinense e litoral paranaense. As pancadas de chuva começam a ganhar força ainda pela manhã, variando entre fraca e moderada intensidade e adotando comportamento intermitente no decorrer das horas. Em algumas cidades do noroeste paranaense, também pode chover de maneira isolada ao longo da tarde, devido ao avanço de algumas instabilidades que atuam sobre o Mato Grosso do Sul. Nas demais regiões, o tempo deve seguir mais aberto, apenas com algumas variações de nebulosidade. As temperaturas permanecem mais amenas ao longo do dia entre o estado gaúcho, boa parte do estado catarinense e no leste e litoral paranaense. Em contrapartida, a metade norte paranaense deve contar com a presença do calor e do ar seco durante o dia.
Na Região Sudeste, a circulação de umidade vinda do oceano ainda pode favorecer a ocorrência de pancadas de chuva com fraca intensidade sobre o litoral de São Paulo, além de estimular a maior presença de nuvens ao longo do dia. Ao longo do dia, o avanço de um cavado meteorológico na média atmosfera deve favorecer a formação de instabilidades sobre o oeste e noroeste de São Paulo, com risco de pancadas de chuva forte isoladas. Algumas cidades entre o sul de Minas Gerais e a região da Zona da Mata também podem contar com chuva forte na parte da tarde. Nas demais regiões do interior e leste paulista, além de boa parte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, o predomínio segue sendo de tempo aberto, com sol e temperaturas em gradual elevação.
No Centro-Oeste, o avanço deste cavado meteorológico na média atmosfera deve resultar na ocorrência de algumas pancadas de chuva sobre áreas centrais, no leste e sul de Mato Grosso do Sul, incidindo de maneira isolada – sobretudo na parte da tarde. Nas demais regiões, o predomínio segue sendo de tempo aberto, com sol entre poucas nuvens presentes ao longo do dia. Mato Grosso e Goiás continuam sendo destaque para o calor intenso no período da tarde. Em boa parte do estado de Goiás, no Distrito Federal e parte de Mato Grosso, segue o alerta para baixa umidade do ar, com índices abaixo de 20% durante as horas mais quentes do dia.
Na Região Nordeste, a incidência de ventos úmidos do oceano continua realizando a manutenção das instabilidades sobre parte da costa leste. As pancadas de chuva seguem esporádicas, variando entre fraca e pontual moderada intensidade no litoral da Bahia. Entre o leste de Sergipe e Alagoas, há risco de chuva forte no decorrer das horas. Nas demais regiões, o tempo segue estável, com calor e potencial para alerta de baixa umidade do ar na parte da tarde – sobretudo entre áreas do meio-norte e sertão nordestino.
No Norte, a atuação da área de alta pressão em níveis médios da atmosfera deve contribuir para que a chuva comece a perder espaço em boa parte da região, seguindo apenas sobre algumas áreas do Amazonas e no estado de Roraima, incidindo de maneira isolada, mas que ainda pode cair com forte intensidade. Pode chover também entre o norte e litoral do Amapá. No Pará, Tocantins, Acre e Rondônia, o tempo segue estável, com predomínio de sol e calor.