Mudanças na circulação do vento sobre o Brasil, em diversos níveis da atmosfera, estão trazendo ar úmido do Norte para o Centro-Oeste do país. O aumento da umidade no ar combinado com as altas temperaturas, que já estão sendo observadas na região há vários dias, está permitindo a formação de muita nebulosidade sobre o Centro-Oeste. Na semana passada, grande parte da região estava quase sem nuvens por causa do ar extremamente seco, com níveis de umidade abaixo dos 10% em alguns locais.
Aumento da nebulosidade captada por satélites meteorológicos
As imagens captadas por satélites meteorológicos nesta segunda-feira, 15 de setembro, mostraram grande quantidade de nuvens e muitas áreas da região Centro-Oeste do país. Algumas dessas nuvens se desenvolveram a ponto de provocar pancadas de chuva. Foi o que aconteceu na região de Sorriso, no norte de Mato Grosso, que teve uma forte pancada de chuva com acumulado de 34 mm em apenas uma hora. No Distrito Federal, a imprensa local também informou a ocorrência de chuva em alguns locais da região de Brasília.
Mais pancadas de chuva nesta terça-feira
A entrada de umidade no Centro-Oeste continua acontecendo nesta terça-feira, 16 de setembro, mas ainda mal distribuída. Algumas áreas vão concentrar mais umidade do que outras. O calor permanece intenso e há condições para novas pancadas de chuva, porém de forma muito irregular, por enquanto.
No decorrer desta terça-feira, as áreas com mais umidade aparecem marcadas em amarelo no mapa abaixo. As condições para pancadas de chuva com raios são altas no centro, oeste e norte de Mato Grosso, no oeste e sul de Mato Grosso do Sul. Estas áreas podem ter chuva moderada a forte e com rajadas de vento em torno dos 60 km/hora.
Nas demais áreas da região Centro-Oeste, incluindo o Distrito Federal, a possibilidade de pancadas de chuva nesta terça-feira também existe, mas a probabilidade é muito menor. A chuva que ocorrer será em pequenas áreas e de forma muito rápida.

Áreas de amarelo indicam regiões com maior concentração de umidade e maior possibilidade de chuva (Fonte: Climatempo)
Previsão para a quarta-feira, 17 de setembro
Há condições para mais pancadas de chuva no Centro-Oeste do Brasil nesta quarta-feira, 17 de setembro, mas ainda de forma muito irregular e esporádica. O fato de ter chovido na segunda ou nesta terça-feira, não significa que vai chover no mesmo local nesta quarta-feira.
No mapa abaixo, as áreas em amarelo terão maior concentração de umidade e a probabilidade de pancadas de chuva com raios é alta.

Áreas em amarelo têm maior possibilidade de pancadas de chuva em 17/9/25 (Fonte: Climatempo)
Curiosidade: chuva não chega ao solo
Uma situação curiosa pode ocorrer nesta época do ano, onde a umidade está começando a aumentar numa região muito seca e o ar está muito quente. A atmosfera encontra condições para a formação das nuvens, mas nem sempre com precipitação. Algumas nuvens podem produzir gotas de chuva e que chegam a precipitar (saem da base da nuvem), porém o ar está tão quente, que a chuva evapora no trajeto entre a base da nuvem e o solo. Assim, é possível que chova, mas a chuva não chega no solo.
Esta é uma situação curiosa que acontece quando a atmosfera está no seu início da transformação, da transição, do período muito seco que é o inverno para o início da primavera.
O equinócio da primavera, que é o início astronômico da estação, ocorre no dia 22 de setembro às 15h19, pelo horário de Brasília
Atenção: a Climatempo está monitorando a entrada de uma grande frente fria sobre o Brasil, nos primeiros dias da primavera, que poderá causar uma profunda mudança nas condições do tempo também no Centro-Oeste do país, provocando chuva e até queda de temperatura acentuada em algumas áreas da região. Fique atento às informações do site da Climatempo e das nossas redes sociais para saber mais informações sobre esta virada do tempo nos primeiros dias da primavera de 2025.