O radar meteorológico de Porto Alegre, operado pela Climatempo, ganhou destaque internacional ao ser tema de um estudo apresentado na 41st International Conference on Radar Meteorology realizada entre 25 e 29 de agosto de 2025, em Toronto, no Canadá.
Este foi o primeiro trabalho científico feito com os dados do radar, que entrou em operação em setembro de 2024 e já está mostrando seu valor. O equipamento é fundamental para monitorar as condições meteorológicas em tempo real no Rio Grande do Sul, especialmente em momentos de tempo severo, como chuvas intensas e tempestades com granizo.
O estudo apresentado analisou uma supercélula que ocorreu em 2 de janeiro de 2025 na Região Metropolitana de Porto Alegre, provocando granizo de grandes proporções. Graças à alta tecnologia do radar, foi possível acompanhar a formação e a trajetória da tempestade, identificando sinais típicos desse tipo de fenômeno, com rotação e áreas de granizo grande. Sendo assim, foi possível emitir alertas antecipados que chegaram à Defesa Civil e à população, permitindo ações preventivas que reduziram riscos.
Essas informações ajudam os meteorologistas a emitir alertas com mais antecedência e precisão, dando mais tempo para que a população e a Defesa Civil se preparem. O radar cobre um raio de 150 quilômetros, incluindo áreas densamente povoadas e regiões sensíveis, como o Aeroporto Internacional Salgado Filho, o Delta do Jacuí e a Lagoa dos Patos.
“A Climatempo tem como missão transformar ciência em soluções que impactam positivamente o dia a dia das pessoas. Este radar é um exemplo concreto de como a inovação pode melhorar a previsão do tempo e a tomada de decisão em momentos críticos.” afirma Cátia Valente, Head de Projetos Governamentais da Climatempo.
O trabalho apresentado é de autoria do professor Doutor Leandro Calvetti da Universidade Federal de Pelotas, dos alunos de pós graduação e meteorologistas da Climatempo Bruna Rossales Perleberg e Samuel Hosser e o apoio da Head de Projetos Governamentais da Climatempo, Cátia Valente.
Esse reconhecimento internacional reforça o papel estratégico da Climatempo no estado, unindo ciência, tecnologia e gestão pública para proteger vidas e tornar a previsão do tempo mais eficiente. Para saber mais, acesse nossa página especial sobre o Radar RS.