Uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical se organiza entre o Paraguai e o Sul do Brasil. Tecnicamente o ciclone e a frente fria só estarão completamente formados no final da noite desta segunda-feira, 8, ou na madrugada desta terça-feira, 9 de setembro.
O ciclone extratropical se forma sobre o oceano, perto da costa do Rio Grande do Sul e do Uruguai, enquanto a frente fria se organiza pelo interior do Sul do Brasil e sobre o Paraguai.
A estimativa dos modelos de previsão do tempo feitos em supercomputador é de que a pressão mínima no centro da baixa pressão atmosférica desse ciclone extratropical alcance valores entre 980 e 990 hectopascais (hPa). Qualquer centro de baixa pressão atmosférica próximo ou abaixo de 1.000 hPa é considerado de forte intensidade e com potencial para causar fortes rajadas de vento, pois gera uma diferença de pressão atmosférica muito acentuada em pequenas áreas. Como o ciclone se forma sobre o oceano, as rajadas mais intensas.
Ventos fortes no Sul do Brasil
Por causa da proximidade com o ciclone extratropical, mesmo sobre o oceano, fortes rajadas de ventos podem ocorrer no Sul do Brasil. No mapa abaixo, as áreas coloridas represemtam áreas com o vento frequente. As rajadas pontuais podem ser maiores. Nas áreas em amarelo, o vento nesta terça-feira, 9 de setembro, deve soprar frequente co, velocidade entre 51 km/h e 70 km/h.
Muita chuva no Rio Grande do Sul
O processo de formação da frente fria com o ciclone extratropical gera áreas de instabilidade de forte intensidade sobre o Rio Grande do Sul, que causam muita chuva sobre esse estado. Apenas no período de 12, entre aproximadamente 2 horas da madrugada e 14 horas desta segunda-feira, o centro Nacional de monitoramento e alertas de desastres naturais registrou de 25 mm a 46 mm em várias áreas do Rio Grande do Sul. No início da tarde de segunda-feira, 8 de setembro, a chuva volumosa estava concentrada nas áreas do oeste e do extremo Sul do Rio Grande do Sul, regiões próximas das fronteiras com a Argentina e com o Uruguai. O tempo segue muito instável no decorrer desta segunda-feira
Ciclone se afasta rapidamente e mar fica agitado
No decorrer da terça-feira, 9 de setembro, o ciclone extratropical permanece próximo à costa gaúcha, enquanto a frente fria avança para São Paulo, mas com pouca chuva. Na quarta-feira, 10 de setembro, o ciclone extratropical já estará se afastando para alto mar, enquanto a frente fria segue pelo oceano em direção ao Espírito Santo.
Os ventos muito fortes causados pelo ciclone extratropical sobre o oceano geram grandes ondas na costa da região Sul do Brasil nos próximos dias. os Navegantes devem ficar muito atentos aos avisos da Marinha do Brasil sobre a situação dos ventos na área sul oceânica.