O dia 9 de novembro de 2025 é um dos dias mais importantes da vida de muitos estudantes brasileiros. É o dia da primeira parte das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), um exame fundamental para abrir caminhos e avançar nos estudos e busca de conhecimento.
Como outros eventos, o ENEM gera uma grande movimentação de pessoas em todo o Brasil. As condições do tempo precisam ser consideradas com cuidado porque podem causar transtornos dificultando e até mesmo impedindo a chegada dos estudantes aos locais das provas.
ENEM do ciclone
Para este ano, há grande preocupação com as condições do tempo nas vésperas da primeira fase do ENEM. Durante a sexta-feira, 7 de novembro, estará acontecendo a formação de um forte ciclone extratropical e de uma frente fria sobre o Sul do Brasil. No sábado, 8 de novembro, o deslocamento desta frente fria e do ciclone extratropical terá impacto sobre o Sul, o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A chuva forte e principalmente a ventania causadas por esta frente fria pelo ciclone extratropical podem causar transtornos como queda de árvores e de objetos de até médio porte, destelhamentos, interrupção do fornecimento de energia elétrica, alagamento nos centros urbanos. Alguns efeitos destes transtornos na véspera do ENEM, poderão ser sentidos ainda no dia da primeira prova, que ocorre no domingo, 9 de novembro, dificultando e até mesmo impedindo a chegada do estudante ao local da prova. A interrupção do fornecimento de energia causa danos nos sinais de trânsito que ainda poderão estar com problemas no dia seguinte, o que será o domingo, dia da prova ENEM.
Para a maioria das áreas Sul do Brasil, incluindo as capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, o maior risco de chover forte é na sexta-feira. Mas tanto na sexta, 7, como no sábado, 8 de novembro, há um grande risco de ventania perigosa. Na madrugada e manhã do sábado, o litoral norte do Rio Grande do Sul, a Grande Florianópolis e o litoral de Santa Catarina já poderão enfrentar rajadas de vento que podem até passar um pouco dos 100 km/h. A Grande Porto Alegre pode ter rajada de vento de até 85 km/h. Para a região da Grande Curitiba a maior preocupação com ventania é durante o sábado, desde a madrugada, com risco de rajadas de vento entre 50 km/h e 70 km/h. No centro-sul e oeste de Mato Grosso do Sul, a preocupação com chuva forte e ventania também é maior durante esta sexta-feira, 7 de novembro. As rajadas de vento mais intensas devem ficar entre 70 km/h e 90 km/h.
Os estudantes dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, do sul de Minas e da Zona da Mata Mineira devem estar atentos para transtornos com chuva forte e ventania durante o sábado, 8 de novembro. Algumas rajadas de vento nessas regiões poderão atingir velocidades entre 80 e 100 km/h. Cidades litorâneas de São Paulo, as rajadas de vento podem até passar dos 100 km/h. Na região da Grande São Paulo e do Grande Rio há risco de rajadas de vento de até 90 km/hora. Vale sempre lembrar que problemas com interrupção de energia ou sinais de trânsito danificados podem ocorrer durante o sábado por causa da ventania e persistirem no domingo. Portanto, os estudantes devem ficar atentos a este tipo de problema e, no domingo, 9 de novembro, se programarem para sair de casa com bastante antecedência.
Estados como Goiás, as áreas no centro, oeste e leste de Minas Gerais e o Espírito Santo, incluindo as capitais Goiânia, Belo Horizonte e Vitória poderão ter pancadas de chuva e rajadas de vento moderadas a fortes durante o sábado, 8 de novembro. No litoral e áreas serranas do Espírito Santo, ainda há risco de fortes rajadas de vento durante o domingo.
Estados do Norte do Brasil, o centro-sul do Maranhão e do Piauí e o centro, oeste e sul da Bahia podem ter pancadas de chuva moderadas a fortes, com raios e rajadas de vento, durante o sábado, mas em geral, com curta duração. Mesmo assim, há risco de alguns transtornos.
Previsão para domingo 9/11/25 – primeira fase do ENEM 2025
A primeira fase do ENEM 2025 ocorre no domingo, 9 de novembro. O ciclone extratropical se afasta rapidamente da costa da região Sudeste no decorrer do dia e o risco de ventania vai sendo descartado no decorrer da tarde.
Região Sul
A maioria das áreas do Sul do Brasil terá um domingo com tempo firme, com predomínio de sol. A grande Curitiba e o litoral do Paraná, o Vale do Itajaí e o litoral de Santa Catarina terão muitas nuvens e possibilidade de alguma chuva fraca. A presença do ar frio de origem polar sobre o Sul do Brasil vai deixar a temperatura baixa na madrugada e nas primeiras horas da manhã. A tarde terá temperaturas agradáveis com a presença do sol. Não há mais risco de ventania, mas o mar ainda estará agitado.
Região Sudeste
Durante o domingo, uma frente fria estará sobre o norte de Minas Gerais e sobre o Espírito Santo, associada com um ciclone extratropical que já estará afastado em alto mar.
Na madrugada e manhã do domingo ainda há risco de ventos fortes no litoral Norte do Rio de Janeiro e pela costa do Espírito Santo.
No sul e leste do estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, o litoral, os vales do Paraíba e do Ribeira, o domingo será um dia com muitas nuvens, alguns períodos com sol e possibilidade de chuva fraca a qualquer hora. As temperaturas ficam amenas o dia todo. Não há risco de ventania, mas o mar ainda estará bastante agitado no litoral paulista. A maioria das áreas do interior de São Paulo terá um domingo com predomínio de sol. Há possibilidade de algumas pancadas de chuva na divisa com Minas Gerais, mas principalmente na madrugada e manhã.
Todo o estado do Rio de Janeiro terá um domingo com muitas nuvens, alguns períodos com sol e condições para chuva fraca a moderada. No Norte e Noroeste Fluminense, há possibilidade de pancadas de chuva moderadas a fortes na madrugada e manhã do domingo.
A maioria das áreas de Minas Gerais terá um domingo com muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes. Há risco de raios e pode chover com moderada a forte intensidade, inclusive na Grande Belo Horizonte. O Sul de Minas terá períodos com sol e muitas nuvens na maior parte do dia. Há possibilidade de chuva na madrugada e em parte da manhã.
O tempo fica bastante instável no Espírito Santo durante o domingo, com nuvens carregadas que podem provocar pancadas de chuva moderadas a fortes e raios no decorrer do dia. O mar fica agitado.
Região Centro-Oeste
Em Mato Grosso do Sul, o sol vai predominar durante o domingo. Algumas pancadas de chuva poderão ocorrer a partir da tarde em áreas próximas da divisa com Goiás. Não há expectativa de chuva para Campo Grande. A temperatura fica agradável no começo da manhã e a tarde será quente.
Na maioria das áreas de Mato Grosso, de Goiás e no Distrito Federal, o domingo terá períodos com sol e algumas nuvens pela manhã. A maior chance de chuva pela manhã será no extremo norte de Mato Grosso, no Distrito Federal e nas áreas de Goiás próximas da divisa com Minas Gerais. No decorrer da tarde, a nebulosidade aumenta bastante e há previsão de pancadas de chuva com raios para todas as áreas de Mato Grosso, Goiás e do Distrito Federal. Há risco de chuva moderada e forte. O domingo será abafado no Centro-Oeste.
Região Nordeste
Quase todas as áreas do Nordeste do Brasil vão poder contar com um domingo com sol e tempo firme. A proximidade de uma frente fria da Bahia vai estimular pancadas de chuva no sul, centro-oeste do estado, principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva e ventos moderados a fortes. A chance de chover em Salvador é baixa. Pancadas de chuva com raios podem ocorrer de forma isolada no centro-sul do Maranhão e do Piauí.
Não há expectativa de chuva durante o domingo nas capitais Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina e São Luís.
Região Norte
No Amazonas, no Acre e em Rondônia, o domingo será com o tempo instável, com muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes. Há risco de raios, chuva e ventos com moderada forte intensidade, incluindo as capitais Porto Velho, Rio Branco e Manaus. Para o Tocantins, Pará e Roraima, a previsão é de que o sol predomine pela manhã, mas a nebulosidade aumenta ao longo do dia e as pancadas de chuva com raios ocorram durante a tarde e à noite. Há risco de chuva e ventos moderados a fortes, inclusive nas capitais Palmas e Belém. Para o estado do Amapá, a expectativa é de um domingo com predomínio de sol, com possibilidade de algumas pancadas de chuva no extremo norte do estado, região do Oiapoque. A chance de chuva em Macapá é baixa.
O domingo será abafado em todo o Norte do Brasil.


