Uma nova massa de ar frio de origem polar avança sobre o Sul do Brasil causando acentuada queda de temperatura. A entrada do ar frio diminui a umidade no ar, afastando o risco de formação de nuvens carregadas e também de queda de granizo. Durante o último fim de semana, fortes pancadas de chuva aconteceram em áreas de Santa Catarina e também do Paraná. Apenas na região de Curitiba choveu cerca de 100 mm.
Granizada em São Joaquim (SC)
Nesta segunda-feira, 9 de junho, a região de São Joaquim, na serra catarinense, presenciou uma rápida e intensa queda de granizo. A grande quantidade de pedras de gelo deixou o solo branco e se espalhou pelas estradas tornando o tráfego perigoso.
As nuvens carregadas se formaram porque na tarde da segunda-feira ainda havia muita umidade na atmosfera na região da serra catarinense, e a temperatura estava muito baixa em níveis mais elevados possibilitando a formação do gelo. A presença de um ciclone extratropical na costa da região Sul ajudou a injetar a umidade sobre a serra da Santa Catarina e elevar o ar úmido para formar as grandes nuvens que geraram o granizo.

Temporal com grande quantidade de granizo ocorreu em São Joaquim (SC), na tarde de 9/6/25 (Foto: Mycchel-Legnaghi)
Frio aumenta e volta a gear
A nova massa de ar frio de origem polar influencia todo o Sul do Brasil nesta terça-feira, 10 de junho, baixando novamente as temperaturas. Grande parte da região terá frio abaixo dos 10°C ao amanhecer. Porém, em áreas ao sul do Paraná, na serra e planaltos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, e também em todo o centro-sul e oeste gaúcho, o frio será mais intenso e há condições para formação de geada. A geada é o congelamento de gotas de orvalho que ficam sobre as plantas e outras superfícies como telhados e o capô dos carros. Se for forte e ocorrer por vários dias, pode danificar pastos e plantações.
O mapa mostra as áreas onde a geada deve se formar nesta terça-feira.

Áreas com maior probabilidade de ocorrência de geada no Sul do Brasil em 10/6/25 (Fonte: Climatempo)
Mais ar polar a partir de quarta-feira
Uma segunda massa de ar frio e origem polar vai influenciar o Sul do Brasil a partir da quarta-feira. A parte mais intensa desta massa de ar frio deve ficar sobre o oceano, o que reduz o poder de resfriamento. Mesmo assim, esta segunda dose de ar polar vai manter o Sul do Brasil bastante frio até o final desta semana. Por isso, ainda há risco para geada nos três estados entre quarta e sexta-feira, 13 de junho. As áreas mais prováveis para a ocorrência de geada são o sul do Paraná e as regiões mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Sol e frio
A presença do ar frio de origem polar vai inibir a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva até o fim da semana no Sul do Brasil. Apenas algumas áreas no leste do Paraná, incluindo a Grande Curitiba, e o Vale do Itajaí, em Santa Catarina, poderão ter muitas nuvens ao longo da semana por causa da entrada de umidade marítima. Mesmo assim, a chance de chuva é baixa e o sol aparece um pouco.
Na maioria das áreas da região Sul do Brasil, mesmo com a presença do sol, a semana terá tardes amenas por causa da passagem do ar frio de origem polar.
Possibilidade de recorde de frio em Porto Alegre
Porto Alegre poderá registrar um novo recorde de baixa temperatura esta semana. O recorde atual é de 5,7°C no dia 2 de junho, pela medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia. A Climatempo prevê temperatura mínima de 5°C para a capital gaúcha na próxima quarta-feira, 11 de junho, com possibilidade de novo recorde de menor temperatura para o ano de 2025.
Novos temporais no próximo fim de semana
A população da região Sul deve ficar atenta às previsões meteorológicas para o próximo fim de semana. A virada para segunda quinzena de junho será com grande mudança no tempo. Novas áreas de estabilidade se espalhando sobre o Sul do Brasil trazendo de volta as nuvens carregadas, com risco de temporais e queda de granizo.