Texto por, Lívia Caetano – meteorologista da Climatempo
Áreas de instabilidade continuam atuando sobre parte da Região Norte, principalmente no norte e oeste do Pará, no Amazonas e em Roraima, onde têm sido registrados volumes elevados de chuva. Essas condições ocorrem devido à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que atualmente se encontra mais ao norte da linha do Equador, além da alta umidade presente na atmosfera nessas áreas, que combinada com o calor, estimula nuvens bem carregadas.
No Brasil, apesar do inverno ser uma estação mais seca na maior parte do país, a Região Norte apresenta padrões diferentes. Nas áreas mais ao norte, os acumulados de chuva ainda são elevados; já nas áreas mais ao sul, como o sul do Pará e do Amazonas e até mesmo em parte do Acre e no estado de Rondônia, há uma redução significativa da chuva nesse período, predominando o tempo firme e a umidade relativa do ar mais baixa.
Como ficam os próximos dias?
A capital, Boa Vista, em Roraima, superou a média de chuva em julho em poucos dias, com 525mm acumulados, segundo dados da estação convencional do INMET. Agosto começou com um padrão de chuva mais irregular no estado e agora, mesmo com o risco de temporal, as pancadas que ocorrem intercalam um período maior com aberturas de sol e janelas de tempo firme.
Nos próximos dias, a posição da ZCIT, ainda mantém alta a chance de pancadas sobre a região e temporais isolados – inclusive entre o Amazonas, Amapá e norte do Pará. Enquanto isto, o risco de queimadas segue mais elevado no Tocantins, que ainda conta com uma janela mais seca no período e sem previsão de chuva ao longo do fim de semana.
Em Roraima, a tendência é de redução gradual das chuvas, e agosto deve ser menos chuvoso que o normal. Regiões do extremo norte e oeste de Roraima devem registrar acumulados muito abaixo da média para o mês.
Ar frio provoca friagem entre Acre e Rondônia
A partir de amanhã, sexta (08), o deslocamento de uma forte massa de ar polar no país, vai começar a provocar queda acentuada de temperaturas e isto, impacta a condição de tempo no Acre e no sul de Rondônia nos próximos dias. Sábado (09), ainda será um pouco quente e a virada de vento começa ocorrer no fim do dia, reduzindo as temperaturas. O amanhecer de domingo e de segunda-feira, vai contar com temperaturas mínimas mais baixas e teremos tardes um pouco mais amenas, com máximas não passando dos 26 °C em Rio Branco–AC e 25 °C em Costa Marques, no estado de Rondônia. Parte da faixa mais ao sul da Região, pode ter mínimas e máximas ligeiramente mais baixa no início da próxima, caracterizando friagem.
Calorão e umidade baixa
Por outro lado, as temperaturas continuam elevadas no Tocantins, o leste e norte do Amazonas e no sul do Pará e os índices de umidade relativa do ar seguem abaixo dos 30%, aumentando o risco de problemas respiratórios e focos de queimadas, principalmente em Palmas.