Um grande volume de chuva voltou a cair sobre o Acre. Entre a quinta-feira, 8 de janeiro, e a manhã desta segunda-feira, 12, mais de 100 mm foram acumulados em diversas regiões do estado, incluindo a capital, Rio Branco. A previsão é de mais chuva para os próximos dias e a elevação do nível dos rios pode ser motivo de preocupação para a população novamente, após as enchentes dos últimos dias de 2025.
Muita chuva neste início de semana
O estado do Acre foi um dos locais onde mais choveu no Brasil neste início de semana. Volumes de chuva muito elevados, entre 60 mm e quase 125 mm foram observados em apenas 12 horas no estado. A região de Rio Branco e de Assis Brasil foram as mais atingidas pela chuva volumosa. Em 24 horas, entre aproximadamente 11 horas do dia 11 e 11 horas do dia 12 de janeiro de 2026, hora de Brasília, choveu 124,8 mm em Assis Brasil e 80,4 mm em Rio Branco, capital do Acre, conforme medição do Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.
O volume de chuva acumulado em quatro dias supera os 100 mm em vários locais do Acre. A previsão é de que chova muito sobre diversas regiões do Acre no decorrer desta semana. Nesta terça-feira, 13 de janeiro, este estado deve voltar a receber volumes de chuva muito elevados, que possivelmente vão ficar entre os maiores no país.
Nível dos rios
O monitoramento do Serviço Geológico do Brasil indicava que o nível dos rios da bacia do rio Acre, que abrange a região de Rio Branco, estava dentro da normalidade na manhã de 12 de janeiro de 2016.

Situação do nível dos rios da bacia do rio Acre, na manhã de 12/01/2026 (Fonte: SGB)
Mas com a chuva volumosa dos últimos dias, e previsão de mais instabilidade para esta semana, o nível dos rios no Acre deve voltar a subir, gerando motivo de preocupação. Nos últimos dias de dezembro de 2025, a população de Rio Branco e de outros locais no Acre sofreram com enchentes e muitas famílias foram deslocadas de suas casas. No final da tarde do dia 29 de dezembro de 2025, a cota do rio Acre, em Rio Branco, atingiu 15,41 metros, superando a cota de inundação que é de 14 metros. Estas medições foram feitas pelo Serviço Geológico do Brasil.
Agora, com esse novo período de chuva frequente até o fim desta semana, a população deve ficar atenta às orientações da Defesa Civil para o risco de algum novo episódio de elevação perigosa do nível dos rios.




