O início da semana do Natal é marcado por tempo instável em grande parte da metade norte do Brasil, abrangendo áreas do Centro-Oeste, Norte e pontos do Nordeste. A principal engrenagem desse cenário atmosférico é a atuação de um VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis), sistema que atua na alta atmosfera e favorece a formação de nuvens carregadas.
Ao se deslocar pelo interior do país, o VCAN cria um ambiente propício à organização de instabilidades, estimulando a ocorrência de pancadas de chuva, que podem ganhar intensidade em alguns momentos, acompanhadas por raios, rajadas de vento e volumes elevados de precipitação em curto período.
Instabilidades ganham força nesta quarta-feira (24)
Nesta quarta-feira (24), o posicionamento do VCAN favorece a formação de temporais sobre o Amazonas, Rondônia, o oeste e norte de Mato Grosso, o sul de Roraima e áreas do Pará. Nessas regiões, a chuva ocorre de forma mais recorrente ao longo do dia, com risco para acumulados elevados e transtornos pontuais.
Além da chuva volumosa, o cenário também mantém a elevada nebulosidade, reduzindo períodos de sol e contribuindo para a sensação de tempo abafado entre os intervalos de chuva.
Chuvas persistem até pelo menos o fim da semana
A tendência é de que o VCAN continue reforçando o padrão atmosférico até a próxima sexta-feira (26), mantendo o tempo instável sobre a faixa norte do país até pelo menos o final da semana do Natal. Mesmo com variações na intensidade das chuvas, o cenário segue favorável à ocorrência de pancadas recorrentes, principalmente durante a tarde e a noite.



