Texto por, César Soares – meteorologista da Climatempo
Um realizado pela Climatempo, com base nos dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra que o frio que todos os paulistanos estão sentindo é o maior desde a década de noventa.
Segundo as médias, a temperatura mínima na cidade de São Paulo do dia 20 de junho até 13 de agosto está em 12,2 °C, não tínhamos temperaturas tão baixas no período desde 1994 quando esta média ficou em 10,8 °C.
As tardes frias também são destaque, no mesmo período neste ano de 2025 o valor é de 22,4 °C e a última vez que tivemos valores médios inferiores foi no ano de 1996 com 22,0 °C.
Para o paulistano, sentir frio no inverno já era uma situação não muito comum, ainda mais com os anos de 2023 e 2024, nos quais as ondas de calor “deram as caras” na estação que é conhecida como a mais fria do ano até então.
E o frio? Continua?
A previsão da Climatempo indica um período de “trégua” no frio intenso de 2025. As próximas semanas indicam a persistência de uma massa de ar seco e quente que vai fazer a temperatura subir bastante, principalmente pelas tardes.
Mas atenção, o grupo de previsão climática da Climatempo informa que ainda há condições para novos momentos de frio até o final do inverno que termina no dia 22 de setembro