Neste sábado (26), o tempo segue instável ainda nos extremos do Brasil, com pancadas concentradas em parte do Sul, Nordeste e Norte.
No Sul, as pancadas de chuva continuam sobre o sul, leste e parte do oeste do Rio Grande do Sul, com alerta para temporais. A instabilidade também se espalha pela Serra Gaúcha, Região Metropolitana de Porto Alegre, áreas do sul e leste de Santa Catarina e do sudoeste e leste do Paraná, onde as pancadas ocorrem de forma isolada. O noroeste e norte do Paraná seguem com tempo firme, com destaque para a umidade relativa do ar abaixo dos 30% nos horários mais quentes do dia.
No Sudeste, a entrada de umidade favorece pancadas irregulares no norte do Rio de Janeiro, no leste de Minas Gerais e em áreas do litoral do Espírito Santo. Do norte paulista ao noroeste e norte mineiro, o ar continua seco, com umidade abaixo de 30%. O destaque é para o Triângulo Mineiro, onde a umidade relativa do ar deve cair para valores abaixo de 20%.
No Centro-Oeste, o tempo permanece sem chuva, mas a umidade segue em níveis críticos, variando entre 12% e 20% em Goiás, Distrito Federal, leste e norte de Mato Grosso e no centro-norte de Mato Grosso do Sul. No Nordeste, o interior segue com tempo firme e seco, com alerta para umidade entre 12% e 20% no sul do Maranhão, Piauí, Ceará, interior de Pernambuco e oeste da Bahia. Já o litoral da Bahia e o leste de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte terão pancadas de chuva intercaladas com períodos de melhoria.
Na Região Norte, os temporais continuam em Roraima e no interior e noroeste do Amazonas. No restante da região, a chuva será mais isolada, podendo ocorrer na divisa do Pará com o Amapá. O tempo firme predomina em Rondônia e Tocantins, com umidade crítica em Palmas.
Neste último domingo (27) do mês, os temporais se espalham pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, acompanhando o desenvolvimento de uma nova frente fria que avança pela costa. As pancadas podem ser fortes, especialmente em Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis, que terão o dia com céu encoberto e predomínio de tempo fechado. No Sudeste, o dia começa com calor pré-frontal e tempo firme na maior parte da região. A umidade permanece baixa desde o centro-norte de São Paulo até o noroeste de Minas Gerais, com valores próximos ou abaixo de 30% durante a tarde. À noite, com a chegada da frente fria, há previsão de chuva isolada no extremo sul paulista e na capital.
No Rio de Janeiro, o tempo segue firme e quente, enquanto no litoral do Espírito Santo pode ocorrer chuva fraca e isolada. No Centro-Oeste, a entrada de umidade favorece pancadas irregulares no extremo sul de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas, o tempo segue firme e seco, com umidade entre 20% e 12% no Distrito Federal, interior de Goiás e norte e leste de Mato Grosso. No Nordeste, o padrão de tempo seco continua no interior, com tardes ensolaradas e baixa umidade.
A chuva se concentra na faixa leste e norte da região, sem alertas significativos. Capitais como Aracaju, Salvador, Maceió e Recife podem registrar chuva moderada. Na Região Norte, as pancadas continuam entre Amazonas e Roraima, com risco de temporais em Boa Vista. Por outro lado, o tempo segue firme e seco no sul do Pará e centro-sul de Rondônia, com umidade crítica em Palmas, Tocantins.