Uma massa de ar polar avança pelo Brasil neste sábado e derruba as temperaturas em boa parte do país. No entanto, o destaque principal deste sábado fica para os estados do Sul, onde o ar gelado ganha mais força e favorece a ocorrência de geada em várias áreas, além da possibilidade de precipitação invernal nos pontos mais altos da serra.
Geada se espalha pelo Sul
Com o avanço do ar frio, o sábado amanhece com previsão de geada na Campanha Gaúcha, oeste do Rio Grande do Sul, norte gaúcho, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Nesses locais, as temperaturas mínimas devem cair com força, favorecendo o congelamento superficial da vegetação, fenômeno comum durante o inverno, mas que exige atenção em áreas agrícolas.

Figura 1- Mapa de risco de geada e precipitação invernal para este sábado 09 de agosto de 2025. Fonte: climatempo
Chance de precipitação invernal nas serras
Além da geada, o frio ainda combinado com a presença de umidade nas áreas mais elevadas da Serra Gaúcha e da Serra Catarinense poderá favorecer a ocorrência de um fenômeno semelhante à neve: a precipitação invernal. Popularmente chamada de “chuva congelada”, esse tipo de precipitação ocorre quando a água começa a congelar antes de tocar o solo, formando flocos úmidos ou partículas parcialmente congeladas — uma condição típica de dias muito frios e úmidos no topo das serras.
Frio persistente até a próxima quarta
A massa de ar polar continuará influenciando o tempo até pelo menos quarta-feira, 13 de agosto. O frio será mais intenso entre o domingo e o início da próxima semana, período em que a massa polar estará mais presente sobre a região Centro-Sul do Brasil, incluindo áreas do Sudeste e Centro-Oeste, com possibilidade de mínimas abaixo de 10 °C em várias cidades.