As instabilidades atmosféricas voltam a ganhar força na Região Sul do Brasil ao longo desta semana, influenciadas principalmente pela atuação de áreas de baixa pressão, calor e umidade disponíveis na atmosfera. A combinação desses fatores mantém o cenário de chuva recorrente, com momentos de intensidade moderada a forte, risco de temporais e variação significativa nas condições do tempo.
Semana marcada por instabilidades, chuva forte e risco de temporais
Nesta quarta-feira, a influência marítima favorece chuvas mais fracas entre o litoral do Paraná e de Santa Catarina, além da Serra e de pontos do litoral do Rio Grande do Sul, principalmente ao longo da manhã. Também há registro de chuva no noroeste paranaense. Ao longo do dia, a presença de uma área de baixa pressão entre o Paraguai e o norte da Argentina, próxima ao oeste gaúcho, além do calor e umidade, favorece o desenvolvimento de instabilidades e pancadas de chuva moderadas a fortes em grande parte do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná e há risco de temporais no sul e na Campanha Gaúcha. Até a noite, a chuva segue ocorrendo em boa parte do Paraná, no oeste do Rio Grande do Sul e no interior catarinense. As temperaturas permanecem elevadas na maior parte da região, com rajadas de vento entre 40 e 50 km/h no oeste, litoral norte e Serra Gaúcha, além do sul de Santa Catarina.
Na quinta-feira, durante a madrugada e a manhã, a chuva ocorre de forma mais fraca em áreas do litoral da Região Sul e também no noroeste do Paraná. Entre o fim da manhã e o início da tarde, a atuação da baixa pressão mantém o favorecimento das instabilidades na metade norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, com chuva de moderada a forte intensidade, risco de temporais e volumes elevados em algumas áreas. No meio da tarde, as instabilidades se espalham ainda mais pelo território gaúcho, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre. Até a noite, a chuva segue em boa parte do estado paranaense, catarinense e na região central do Rio Grande do Sul. No interior e no sul gaúcho, o dia pode ter mais aberturas de sol, com chuva mais fraca e isolada.
Já na sexta-feira, a influência marítima mantém chuva fraca ao longo da faixa litorânea do Sul. Entre o litoral do Paraná e de Santa Catarina, as pancadas podem ocorrer com moderada a forte intensidade devido à presença de uma área de baixa pressão na costa de São Paulo e do Paraná, que influencia o tempo ao longo do dia nessas áreas. Durante a tarde, a chuva se intensifica no norte, nordeste e interior paranaense, com maior força e risco de temporais. No interior de Santa Catarina, no leste, nordeste e na Serra Gaúcha, além da Região Metropolitana de Porto Alegre, as chuvas ocorrem de forma mais fraca. No sudeste gaúcho, as pancadas podem ser moderadas, enquanto o oeste tende a registrar mais aberturas de sol.
Orientações da Climatempo para Temporais
A Climatempo alerta a população para a ocorrência de temporais, que podem vir acompanhados de chuva intensa, rajadas de vento, descargas elétricas (raios) e eventual queda de granizo. Para reduzir riscos e garantir a segurança, siga as orientações abaixo:
Antes do temporal
· Fique atento às previsões do tempo e alertas meteorológicos emitidos por fontes oficiais.
· Evite deixar objetos soltos em áreas externas, como vasos, telhas soltas ou antenas, que podem ser arremessados pelo vento.
· Em áreas de risco, como encostas e regiões sujeitas a alagamentos, mantenha-se informado sobre os planos de emergência locais.
Durante o temporal
· Evite sair de casa enquanto a chuva e os ventos fortes persistirem.
· Não se abrigue debaixo de árvores, postes ou estruturas metálicas.
· Em caso de raios, evite o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
· Se estiver dirigindo, reduza a velocidade, mantenha distância de outros veículos e nunca atravesse ruas alagadas.
· Em áreas urbanas, fique longe de bueiros, córregos e rios, que podem transbordar rapidamente.
Em situações de risco
· Ao perceber rachaduras no solo, inclinação de árvores ou postes, ou aumento rápido do nível da água, procure um local seguro imediatamente.
· Siga sempre as orientações da Defesa Civil e, em caso de emergência, ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
Informação salva vidas
A Climatempo reforça que o acompanhamento contínuo das condições meteorológicas é fundamental para a tomada de decisões seguras. Prevenção e informação são as melhores formas de proteção em eventos de tempo severo.



