O tempo segue instável no Sul do Brasil e a chuva continuará presente ao longo do fim de semana e no início da próxima semana, mantendo o alerta, especialmente no Rio Grande do Sul. Uma combinação de sistemas meteorológicos vai favorecer o cenário chuvoso e o risco de temporais.
O que provoca a chuva?
A instabilidade está associada à migração de um sistema de baixa pressão que atua sobre os três estados do Sul e, posteriormente, se desloca para o oceano, dando origem a um ciclone extratropical. A formação desse ciclone impulsionará uma frente fria que ajudará a manter a chuva entre o sábado (26) e a segunda-feira (28).
Alertas no Rio Grande do Sul
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta para todo o final de semana devido ao potencial de chuva moderada a forte, acompanhada de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Fonte: DCRS
-
Sábado (26): O aprofundamento da baixa pressão, aliado ao transporte de umidade do Norte do país, intensifica as pancadas de chuva no estado. Há risco de temporais com ventos que podem atingir até 70 km/h, principalmente nas regiões Oeste, Centro e Noroeste. Os acumulados devem variar entre 10 e 20 mm/dia, podendo chegar aos 50 mm/dia na Campanha, Costa Doce e Centro.
-
Domingo (27): A instabilidade se mantém, e a chuva pode ser ainda mais persistente e volumosa. Os acumulados previstos variam de 20 a 60 mm/dia e podem ultrapassar 80 mm/dia em áreas como Costa Doce, Região Metropolitana de Porto Alegre, Vales e Missões. Rajadas de vento podem superar 80 km/h em regiões como Oeste e Missões.
-
Segunda-feira (28): A formação do ciclone no oceano e o avanço de uma frente fria mantêm o tempo instável na metade Leste do estado, com chuva fraca a moderada e rajadas de vento acima de 60 km/h. Os acumulados ficam entre 10 e 25 mm/dia, podendo chegar a 40 mm/dia no Norte, Serra, Litoral Norte e Região Metropolitana.
Ao final do evento, espera-se um acumulado de 30 a 90 mm, com possibilidade de atingir 110 mm em pontos da Costa Doce, Região Metropolitana e Fronteira Oeste.
Situação em Santa Catarina e Paraná
Nos estados vizinhos, a chuva também será significativa, mas com volumes mais moderados que no Rio Grande do Sul:
-
Santa Catarina: Os acumulados mais expressivos devem ocorrer na faixa central e oeste, variando entre 30 e 40 mm até o fim do domingo.
-
Paraná: A chuva se concentra no oeste, sudoeste e sul, com acumulados também na faixa de 30 a 40 mm. Nas demais regiões, as pancadas devem ser mais isoladas e de menor intensidade.
Chuva já acumulada nos últimos dias
Desde a última quarta-feira (23), os três estados vêm registrando chuva frequente. O destaque é para o Paraná, onde os acumulados foram mais expressivos:
-
Foz do Iguaçu (PR): 70 mm
-
São Miguel do Iguaçu (PR): 59 mm
Em Santa Catarina, os maiores volumes foram registrados no litoral:
-
Itapema (SC): 34,2 mm
-
Florianópolis (SC): 30 mm
No Rio Grande do Sul, os volumes foram mais modestos: