Pelo meteorologista Gustavo Verardo
Um sistema de baixa pressão se forma próximo à costa do Sudeste e dará origem a um ciclone extratropical no oceano Atlântico. Esse sistema vai influenciar as condições de tempo especialmente em São Paulo que entra em estado de Alerta.
O Estado de São Paulo apresenta condições típicas de verão com calor e umidade elevados, favorecendo a formação de áreas de instabilidade. Nesta quinta-feira (29), há previsão de pancadas de chuva, que podem ocorrer com forte intensidade, acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. À noite, a nebulosidade aumenta, com chuvas mais persistentes.
Estado com maiores acumulados de chuva previstos: São Paulo (Centro, Grande SP, Capital Paulista, Litoral), mas também a divisa com MG, Vales do Ribeira e Paraíba.
Por que está acontecendo
A combinação do aquecimento diurno com a umidade vinda do oceano e da região amazônica, aliada à atuação de um sistema meteorológico na costa paulista, contribui para a intensificação e prolongamento das instabilidades.
O que pode acontecer
Na sexta-feira (30), a chuva tende a ser mais generalizada e contínua, com acumulados elevados. Como o solo já está encharcado, aumentam as chances de transtornos, principalmente em áreas vulneráveis a alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
Orientação ao público
A recomendação é de atenção redobrada, principalmente para quem vive ou circula por áreas suscetíveis a alagamentos e deslizamentos. Evite atravessar ruas alagadas, fique atento a sinais de movimentação de encostas e acompanhe as atualizações da previsão do tempo na Climatempo e os alertas da Defesa Civil.




