A quarta-feira será marcada pela combinação de influência marítima, atuação de áreas de baixa pressão, calor e umidade na atmosfera, favorecendo instabilidades em grande parte do Brasil. O dia terá pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, risco de temporais em áreas pontuais, rajadas de vento mais intensas e sensação de tempo abafado predominando.
Região Sul – (RS, SC, PR): Chuvas irregulares, temporais isolados e ventos moderados
A influência marítima mantém chuvas mais fracas entre o litoral do Paraná e de Santa Catarina, além da Serra e pontos do litoral do Rio Grande do Sul durante a manhã, com chuva também no noroeste paranaense. Ao longo do dia, a atuação de uma baixa pressão entre o Paraguai e o norte da Argentina, aliada ao calor e à umidade, favorece pancadas de chuva moderadas a fortes em grande parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Há risco de temporais em áreas do sul e da Campanha Gaúcha. Até a noite, as pancadas seguem ocorrendo em boa parte do Paraná, oeste gaúcho e interior catarinense. As temperaturas permanecem elevadas, com rajadas de vento entre 40 e 50 km/h no oeste, litoral norte e serra gaúcha, além do sul de Santa Catarina.
Porto Alegre – RS: Tempo firme e predomínio de sol durante a manhã. À tarde, há previsão de chuva fraca e rápida. O calor aumenta, com máxima em torno de 33 °C.
Curitiba – PR: Possibilidade de nevoeiro na madrugada. O sol aparece ao longo da manhã e, à tarde, ocorre chuva rápida. A temperatura máxima chega aos 30 °C.
Região Sudeste – (SP, RJ, MG, ES): Instabilidades aumentam e há risco de temporais
A chuva ocorre de forma fraca e isolada no litoral da região e no leste de Minas Gerais. No oeste e noroeste paulista, a chuva é moderada a pontualmente forte durante a madrugada. Entre o fim da manhã e o início da tarde, as pancadas se intensificam em grande parte do estado de São Paulo, impulsionadas pelo calor, umidade e atuação de um cavado em níveis médios da atmosfera. Também chove de maneira mais forte no Triângulo Mineiro, oeste, sul e norte de Minas Gerais e no sul fluminense. Há risco de temporais no norte, nordeste, leste e interior paulista, Triângulo e sul mineiro, além do extremo sul do Rio de Janeiro. No litoral norte do Espírito Santo, a chuva ocorre de forma moderada, enquanto no restante do estado e no leste mineiro, a chuva é mais fraca. Em grande parte de Minas Gerais, o tempo segue mais firme. O calor predomina, com rajadas de vento entre 40 e 50 km/h na Região dos Lagos (RJ) e no centro-sul do Espírito Santo.
São Paulo – SP: A quarta-feira começa com chuva mais intensa no oeste e noroeste paulista durante a madrugada, enquanto no litoral há chance de chuva fraca. Ao longo do dia, o calor e a umidade favorecem pancadas de chuva moderadas a fortes em grande parte do estado, com risco de temporais no interior, norte, nordeste e leste paulista. Na capital, o sol aparece pela manhã e, à tarde, há pancadas de chuva, que ocorrem de forma mais rápida à noite. A máxima pode chegar aos 31 °C.
Rio de Janeiro – RJ: Sol entre nuvens pela manhã, pancadas de chuva à tarde e chuva rápida à noite. A temperatura máxima pode atingir os 35 °C.
Belo Horizonte – MG: Manhã com sol entre nuvens e tempo firme. À tarde, há chance de chuva fraca. A máxima chega aos 28 °C.
Região Centro-Oeste – (MT, MS, GO, DF): Calor intenso e pancadas fortes
Desde o início da manhã, chove de maneira moderada a forte no norte e oeste de Mato Grosso e em áreas de Mato Grosso do Sul, enquanto Goiás apresenta período mais estável. Entre o fim da manhã e o início da tarde, as instabilidades aumentam, com chuva mais forte em Mato Grosso e no centro-sul e oeste de Goiás, favorecidas pelo calor e umidade. Há risco de temporais no sudeste mato-grossense e no sul goiano. A atuação de uma baixa pressão entre o Paraguai e o norte da Argentina também favorece instabilidades em Mato Grosso do Sul ao longo do dia, com risco de temporais no extremo norte e nordeste do estado. As temperaturas seguem elevadas e o calor predomina.
Campo Grande – MS: Sol pela manhã, com aumento de nebulosidade ainda nesse período. Entre o fim da manhã e o início da tarde, as pancadas de chuva se intensificam, com chuva forte na capital. Máxima de 29 °C.
Cuiabá – MT: Chance de chuva durante a madrugada. Pela manhã, o sol aparece entre nuvens e, ao longo do dia, as pancadas de chuva aumentam. A máxima chega aos 28 °C.
Região Nordeste – (MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA): Chuvas persistentes, temporais isolados e rajadas de vento
As pancadas de chuva seguem ocorrendo desde o começo do dia em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará e oeste de Pernambuco, além do norte, interior, região de Ilhéus e litoral da Bahia, com intensidade mais forte. Ao longo do dia, a chuva ganha força nessas áreas, variando entre moderada e forte. As instabilidades aumentam no restante da Bahia, Rio Grande do Norte, grande parte da Paraíba, Sergipe, leste de Pernambuco, Alagoas e ao longo da faixa litorânea da região. Há risco de temporais no sul e interior do Maranhão e do Piauí, além do nordeste maranhense e norte do Piauí. No interior da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e no nordeste da Bahia, o tempo segue mais firme. O calor permanece intenso, com rajadas de vento entre 40 e 50 km/h em grande parte do leste do Nordeste.
Região Norte – (AM, AC, RO, RR, PA, AP, TO): Chuvas intensas e tempo abafado
As instabilidades seguem atuando, com chuva moderada a forte no Amazonas, Acre, Rondônia e no sul e oeste de Roraima, além de risco de temporais no extremo oeste da região. No Amapá, a atuação da Zona de Convergência Intertropical mantém as pancadas de chuva. Em grande parte do Pará e do Tocantins, as pancadas ganham força ao longo do dia, com risco de temporais no norte do Tocantins e leste do Pará. As temperaturas permanecem elevadas, com muita nebulosidade e sensação de abafamento.




