Nesta quarta-feira, a circulação de ventos na atmosfera associados à presença de uma área de alta pressão devem manter o predomínio de tempo firme e as temperaturas mais amenas sobre os estados da Região Sul. Ainda pela manhã, haverá condições para formação de geada em áreas da serra gaúcha, serra e região central catarinense, além de alguns pontos do centro-sul paranaense. No decorrer do dia, o sol predomina entre algumas variações de nebulosidade e não há previsão de chuva significativa para nenhuma das áreas. Na parte da tarde, o ar seco ganha força e estabelece o alerta de baixa umidade do ar em boa parte do interior paranaense. Algumas áreas do norte e noroeste ganham destaque, pois podem apresentar índices inseridos em um cenário de alerta – abaixo de 20% – durante as horas mais quentes. Nas demais regiões paranaenses – com exceção do sul e sudoeste – devem apresentar valores abaixo de 30%, incluindo Curitiba/PR.
No Sudeste, a condição de tempo estável também deve predominar ao longo do dia, com predomínio de sol entre algumas variações de nebulosidade. Conforme a massa de ar polar perde força e influência sobre a região, os termômetros voltam a apresentar maior aumento em comparação aos dias anteriores. Ainda nas primeiras horas da manhã, as mínimas permanecem mais baixas, e algumas áreas do extremo sul de MG e da Serra da Mantiqueira podem contar com formação de geada pontual. À tarde, o ar seco segue ganhando destaque e reforça o alerta de baixa umidade do ar em boa parte do estado de São Paulo – incluindo a Região Metropolitana da Capital – e de Minas Gerais. Em São Paulo/SP, os índices devem permanecer abaixo de 20% durante a tarde. Em Belo Horizonte/MG, entre 21% e 30%. Ainda no estado mineiro, áreas do triângulo devem registrar valores de umidade abaixo de 12% no decorrer das horas mais quentes.
Na Região Centro-Oeste, o tempo firme segue marcando presença em todos os estados, com predomínio de sol ao longo do dia e calor voltando a ganhar destaque – juntamente com o ar seco. Ainda pela manhã, as temperaturas permanecem mais baixas entre Mato Grosso do Sul e sul de Goiás, e o frio ainda segue presente. No decorrer do dia, o sol e o ar seco ganham força, sendo assim, calor e alerta de baixa umidade do ar ganham força já a partir do início da tarde em todos os estados – com índices em níveis de alerta, abaixo de 20%. O cenário de maior atenção fica entre o sul de Goiás e o leste de Mato Grosso, onde há risco para que os índices de umidade fiquem abaixo de 12% durante as horas mais quentes – ilustrando um cenário de emergência.
No Nordeste, a incursão de umidade vinda do oceano em direção ao continente deve seguir realizando a manutenção das instabilidades no litoral da Bahia, e as pancadas de chuva ganham força e se espalham ainda no período da manhã. Não estão descartados eventuais temporais – sobretudo entre o litoral sul e a região do recôncavo baiano. Entre o litoral de Sergipe e Alagoas, há risco de chuva forte isolada em alguns intervalos do dia. No litoral do Recife, também pela incidência de umidade vinda do oceano, pode chover com fraca a moderada intensidade ao longo do dia. Entre o Maranhão, parte do interior do Piauí e do Ceará, a presença de umidade na atmosfera local e a circulação de ventos em superfície também deve favorecer a ocorrência de pancadas de chuva com moderada a pontual forte intensidade.
Na Região Norte, as instabilidades devem seguir atuando sobre o Amazonas, Pará e Roraima, mas começam a se espalhar sobre o Amapá e parte do Tocantins. O sol aparece entre nuvens no decorrer das horas, no entanto, as pancadas de chuva podem vir com forte intensidade a partir do período da tarde. Não estão descartados temporais localizados, especialmente entre Amazonas e Pará, além do norte do Tocantins. Entre Acre e Rondônia, predomínio de tempo firme, com destaque para o calor intenso à tarde. Em Rondônia, o período da tarde ficará marcado pelo alerta de baixa umidade do ar – com índices que devem permanecer abaixo dos 30%.