O tempo volta a ficar bastante instável no Rio Grande do Sul neste fim de semana. Os gaúchos que tem vivido em verdadeira gangorra térmica com o sobe e desce das temperaturas e também um vai e vem da chuva terão um novo episódio. Em questão da chuva o alerta é especialmente para a faixa centro-oeste gaúcho neste final de semana, e com destaque para o sábado onde há risco de temporais e acumulados elevados.
Sábado com alerta para temporais e volumes elevados
De acordo com o mapa de risco deste sábado, as áreas mais preocupantes são o oeste, o centro e parte das Missões, que aparecem em vermelho no mapa. Nessas regiões, há alerta para temporais. Nas demais áreas do estado, incluindo Porto Alegre e região metropolitana, a chuva também chega, mas na forma de pancadas, que podem ser de moderada a forte intensidade.

Figura 1- Mapa de risco deste sábado 24 de maio de 2025. Fonte: Climatempo
Cidades com maior volume de chuva previsto no sábado
-
Itaqui – 54,13 mm
-
Uruguaiana – 44,92 mm
-
Macambará – 44,31 mm
-
Alegrete – 39,29 mm
-
Santiago – 38,06 mm
-
Santa Maria – 36,13 mm
-
Rosário do Sul – 35,80 mm
-
São Sepé – 33,63 mm
-
Candelária – 33,38 mm
-
Caçapava do Sul – 31,94 mm
Domingo segue com chuva em todo o estado
O cenário de instabilidade se mantém também no domingo (26). A chuva segue presente em todo o estado, mas com destaque para o sul do Rio Grande do Sul, onde são esperados os maiores volumes de forma pontual.
Cidades com maior volume de chuva previsto no domingo
-
Caçapava do Sul – 40,98 mm
-
Canguçu – 40,88 mm
-
Mostardas – 40,43 mm
-
São Lourenço do Sul – 39,00 mm
-
Bagé – 37,64 mm
-
Capão do Leão – 29,73 mm
-
Jaguarão – 24,96 mm
-
Camaquã – 23,88 mm
-
São Gabriel – 22,57 mm
-
Itaqui – 21,96 mm
Próxima semana terá mais chuva e queda nas temperaturas
Além da chuva prevista para o fim de semana, a instabilidade ganha força novamente na próxima semana. Na terça-feira (27), a chegada de uma nova frente fria, combinada com um forte transporte de umidade vindo da região Norte do Brasil e com ventos intensos em altos níveis da atmosfera, vai potencializar ainda mais a chuva sobre o Rio Grande do Sul.
Esse sistema deve provocar acumulados expressivos novamente em diversas áreas do estado. Além disso, com a passagem da frente fria, há expectativa de queda nas temperaturas, principalmente a partir de quarta-feira (28), trazendo um cenário mais típico de outono, com manhãs mais frias em várias cidades.