Nesta quinta-feira, a frente fria vai avançar pela costa da Região Sul, provocando pancadas de chuva no Rio Grande do Sul que podem ser moderadas a forte. A formação de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul e do Uruguai pode provocar rajadas de vento de até 90km/h na serra gaúcha e catarinense; na metade leste do Rio Grande do Sul, centro e sul catarinense e extremo sul do Paraná os ventos podem alcançar os 70km/h a qualquer hora. Em Santa Catarina e no sul e oeste do Paraná, pancadas com até moderada intensidade entre a manhã e à tarde; no sul de Mato Grosso do Sul há um aumento de nuvens e não se descarta chuva mais isolada e de fraca intensidade.
No Sudeste, predomínio de tempo firme e em grande parte do Centro-Oeste, onde as temperaturas seguem mais elevadas e a umidade do ar fica mais baixa. Alerta para umidade abaixo dos 20% entre Mato Grosso, Goiás, Tocantins e sul do Piauí e do Maranhão. RMSP e grande Belo Horizonte ficam em atenção para baixa umidade no período da tarde; e as primeiras horas da manhã pode ter formação de geada na serra da Mantiqueira.
No Nordeste, o sol aparece, mas pode chover na forma de pancadas isoladas na faixa leste, podendo ser mais intensas entre Salvador/BA e Aracaju/SE; no norte do Maranhão chuva mais isolada no período da tarde, mas que pode ser moderada. Por outro lado, o interior, sertão e agreste nordestino terão um dia de sol, calor e umidade abaixo dos 30%.
No Norte, o calor e a umidade estimulam a formação de nuvens carregadas e as pancadas ocorrem alternadas com períodos de melhoria. Há risco para temporais no norte e noroeste do Amazonas e em Roraima; chove forte no Amapá e, norte e noroeste do Pará. No Tocantins e metade sul do estado paraense tempo firme e temperaturas elevadas, com baixa umidade no período da tarde. Com o avanço da frente fria, uma massa de ar polar vem em sua retaguarda de forma continental diminuindo as temperaturas na Região Sul e sul de Mato Grosso do Sul e algumas cidades devem registrar temperaturas mínimas à noite. Há chance baixa de alguma precipitação invernal na serra do sudeste do Rio Grande do Sul. As primeiras horas da manhã pode ter nevoeiro entre o leste de Santa Catarina até o Rio de Janeiro.