A semana começa com alerta para chuva forte em quase todas as áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do país. Além da chuva forte, a população deve ficar atenta aos transtornos causados pela queda de raios e fortes rajados de vento.
Para essa segunda-feira, 13 de outubro, a Climatempo avalia que o maior risco para temporais é para a Grande São Paulo e todas as áreas do interior paulista, para o litoral sul de São Paulo, região do Vale do Paraíba e região Serrana do estado do Rio de Janeiro, Zona da Mata mineira, Sul de Minas e Triângulo Mineiro, áreas no sul e sudeste de Goiás, no centro, leste e nordeste de Mato Grosso do Sul.
As únicas áreas fora do risco de chuva forte nesta segunda-feira são as regiões mineiras do Vale do Rio Doce, Vale do Jequitinhonha, o centro e o norte do estado do Espírito Santo, incluindo a região da Grande Vitória. Há risco de pancadas de chuva moderadas a fortes no sul capixaba.
Chuva forte nas capitais
As regiões metropolitanas de São Paulo e Campo Grande estão dentro da área de alerta maior para temporais nesta segunda-feira, 13 de outubro. As duas capitais podem ter pancadas de chuva a qualquer hora do dia.
Para a região metropolitana do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte, de Goiânia e na região de Brasília, a expectativa é de pancadas de chuva moderadas a fortes durante a tarde e à noite. Vitória pode ter alguma chuva nesta segunda-feira, mas que não deve ser forte.
Calor, umidade alta e frente fria
Nuvens bastante carregadas devem crescer nesta segunda-feira, 13, e também no restante desta semana, sobre a maioria das áreas do Sudeste do Centro-Oeste do país por vários motivos. A disponibilidade de umidade e de calor aumentou nos últimos dias e estes são ingredientes básicos para a formação das nuvens do tipo cumulonimbus. São essas nuvens que têm potencial para provocar chuva volumosa em pouco tempo, fortes rajadas de vento e também queda de granizo.
Frente fria aumenta o risco para temporais em SP e em MS
Nesse início de semana o risco de temporais aumenta, em particular, em São Paulo e em Mato Grosso do Sul. Esses dois estados serão os primeiros a serem impactados pela nova frente fria que está vindo do Sul do Brasil. Mas a aproximação desta frente fria também vai ser um fator de estímulo para a formação de nuvens carregadas sobre o sul de Goiás, o Triângulo Mineiro e o Sul de Minas e também para o centro-sul do estado do Rio de Janeiro.
Durante a terça-feira, 14 de outubro, essa frente fria continua avançando pela costa da região Sudeste indo para o Rio de Janeiro. Isso vai aumentar as condições para chuva não só nesse estado, mas também sobre o Espírito Santo, Minas Gerais e na parte leste de Goiás. Essa frente fria deve alcançar a costa do Espírito Santo durante a quarta-feira, 15 de outubro.