A chuva não dará trégua no sul do Brasil nos próximos dias. As pancadas de chuva vão continuar frequentes nos três estados e há risco de chuva forte, com raios e até eventual queda de granizo.
Risco de temporais nesta quinta-feira
Para esta quinta-feira, 2 de outubro, o maior risco para temporais na região Sul é nas áreas vermelhas do mapa acima, onde estão áreas como o planalto e o noroeste do Rio Grande do Sul, o centro e o oeste de Santa Catarina, o sul e o sudoeste do Paraná. Cidades como Foz do Iguaçu, Chapecó e Passo Fundo estão dentro da área de temporais. Nas áresas amarelas, há risco de pancadas de chuva moderadas a fortes, que também pode vir com raios. Nas demais áreas da região Sul, a chuva que ocorrer não tem potencial para transtornos.
O que forma as nuvens de temporal?
As nuvens carregadas são estimuladas pela presença de uma área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o norte da Argentina, que ajuda a puxar os ventos quentes e úmidos do Norte do Brasil para a região Sul. A atmosfera mais quente úmida é um ingrediente mais importante para a formação das nuvens carregadas.
Outro fator que colabora para o desenvolvimento das grandes nuvens de temporal é a presença de uma circulação de ventos com tendência ciclônica (ventos que se movimentam no sentido horário), em torno de 5 km de altitude, que vai passar sobre o Sul do Brasil nos próximos dias.
Nova frente fria
Além do ar quente úmido e da circulação de ventos que estimula o crescimento das nuvens carregadas, uma nova frente fria vai chegar sobre o Sul do Brasil no próximo domingo, 5 de outubro.
O sábado terá períodos com sol e até calor no Sul do Brasil, mas com pancadas de chuva e risco de raios nos três estados, principalmente à tarde e à noite.
No domingo, 5 de outubro, a região Sul do Brasil até terá maiores períodos com o sol e maior elevação de temperatura do que no sábado. Mas a nova frente fria começa a estabilizar o tempo no Rio Grande do Sul no decorrer da tarde, vivendo causar mais temporais especialmente nas áreas próximas da fronteira com o Uruguai.
Durante a segunda-feira, 6 de outubro, essa frente fria avança sobre o Sul do Brasil levando os temporais também para Santa Catarina e Paraná.
A Climatempo alerta para acentuada a queda de temperatura a partir da terça-feira por causa da passagem desta frente fria.
Muita chuva no litoral de Santa Catarina
Uma combinação de circulação de ventos, em vários níveis da atmosfera, vai estimular a formação de muitas nuvens de chuva sobre o leste de Santa Catarina nos próximos dias. A estimativa inicial é de que entre os dias 2 e 4 de outubro de 2025 chova, em média, de 50 a 100 mm na região da Grande Florianópolis. A média de precipitação para Florianópolis durante o mês de outubro é de aproximadamente 153 mm.