Pela meteorologista Lívia Caetano
A previsão do tempo para quinta-feira, 08 de janeiro, indica um cenário de instabilidades em grande parte do Brasil. O avanço de uma frente fria no Sul, a desconfiguração da ZCAS no Sudeste e a atuação de áreas de umidade em níveis baixos e altos da atmosfera mantêm a condição para pancadas de chuva, algumas de forte intensidade, acompanhadas de rajadas de vento, risco de temporais e variações de temperatura ao longo do dia.
Região Sul – (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná):
A frente fria avança rapidamente pela costa do Rio Grande do Sul, mas ainda mantém instabilidades principalmente durante a madrugada e o início da manhã no litoral e na faixa central gaúcha, com chuva moderada a forte, trovoadas e impacto também na Região Metropolitana de Porto Alegre. Ao longo do dia, as pancadas se espalham pela metade norte do estado e pelo sul de Santa Catarina, com possibilidade de chuva forte, enquanto no Paraná a chuva ocorre de forma mais fraca no começo do dia, ganhando intensidade entre a tarde e a noite, especialmente na metade leste. Há risco de temporais no leste catarinense e na Serra do Rio Grande do Sul. As temperaturas seguem elevadas na maior parte da região, com marcas mais amenas entre a Serra Gaúcha e Catarinense. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h em grande parte do RS, podendo atingir até 70 km/h no sul e sudeste gaúcho, além de mar agitado no litoral gaúcho.
Região Sudeste – (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo):
A ZCAS se desconfigura, mas a umidade disponível na atmosfera ainda favorece a formação de instabilidades. Durante a manhã, chove de forma fraca em áreas do oeste, nordeste, noroeste, leste, sul e interior de Minas Gerais. Ao longo da tarde, as instabilidades aumentam no estado de São Paulo, no Triângulo Mineiro, sul e sudoeste de Minas e no extremo sul do Rio de Janeiro, com chuva moderada a forte e risco de temporais entre o sul mineiro e o interior e nordeste paulista. No Espírito Santo e no norte de Minas, a chuva ocorre de forma mais fraca, enquanto no nordeste mineiro pode ser moderada. As temperaturas entram em elevação e o calor segue predominando em diversas áreas. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h na Região dos Lagos e no norte fluminense.
São Paulo – SP: O dia começa com tempo mais firme e predomínio de sol durante a manhã. Entre o fim da manhã e o início da tarde, ocorrem pancadas de chuva fracas, que ganham força ao longo do dia. Há previsão de chuva moderada a forte em grande parte do estado, com risco de temporais no interior, no nordeste paulista e em áreas do sul de Minas Gerais. Na capital paulista, o sol aparece pela manhã, mas há previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite, com temperaturas chegando aos 31 °C e sensação de calor abafado.
Região Centro-Oeste – (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal):
Desde o início do dia, há chance de pancadas de chuva em grande parte de Mato Grosso e também no interior e norte de Goiás, enquanto em Mato Grosso do Sul o tempo começa mais firme pela manhã. Entre o fim da manhã e a tarde, as pancadas se intensificam em Mato Grosso e Goiás, com chuva moderada a forte e risco de temporais, principalmente na faixa norte mato-grossense. Em Mato Grosso do Sul, a atuação de uma baixa pressão sobre o Paraguai, associada ao transporte de umidade e perturbações em altos níveis, favorece chuva moderada a forte em grande parte do estado, com tempo mais firme no extremo oeste. O calor e o tempo abafado persistem, e a umidade relativa do ar segue baixa no oeste sul-mato-grossense, podendo ficar abaixo dos 30%.
Região Nordeste – (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão):
Durante a madrugada e a manhã, chove de forma fraca a moderada no litoral da Bahia, em grande parte do Maranhão e no oeste do Piauí, com pontos de chuva mais forte. A partir da tarde, as pancadas ganham força nessas áreas, com risco de temporais no extremo oeste do Maranhão. Entre o litoral da Paraíba e o sul da Bahia, a chuva ocorre de forma moderada, com destaque para Sergipe, Alagoas e o litoral baiano. No Ceará e no Rio Grande do Norte, a chuva é mais fraca. No interior, o tempo segue firme, com sol predominante, calor intenso e umidade relativa do ar baixa, podendo ficar abaixo dos 20% em áreas da Paraíba, Rio Grande do Norte e leste do Ceará. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h na faixa litorânea e no leste da região.
Região Norte – (Amazonas, Acre, Pará, Rondônia, Roraima, Amapá, Tocantins):
As instabilidades seguem atuando no Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins e em grande parte do Pará, com chuva moderada a forte e risco de temporais. A situação é mais crítica entre o leste do Pará e o extremo norte do Tocantins, onde os volumes podem ser elevados. No Amapá, a chuva se concentra no norte do estado devido à atuação da ZCIT. Em boa parte de Roraima e no noroeste do Pará, o tempo fica mais aberto. O abafamento persiste e as rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h no norte do Amapá e de Roraima.
Quer receber a previsão do tempo atualizada todos os dias para sua região? Acompanhe o Boletim Brasil e fique sempre informado antes de sair de casa!



