Pela meteorologista Lívia Caetano
Previsão do tempo – Terça-feira (13/01)
Nesta terça-feira, o avanço de instabilidades, aliado ao calor e à alta umidade, mantém o tempo instável em grande parte do Brasil. A chuva se distribui de forma irregular, variando de fraca a forte intensidade, com risco de temporais, rajadas de vento expressivas e sensação de abafamento em várias regiões.
Região Sul – (RS, SC, PR): Chuva persistente, risco de temporais e ventos moderados a fortes.
O dia começa com chuva fraca a moderada no litoral do Rio Grande do Sul, na faixa litorânea de Santa Catarina e no norte do Paraná, com destaque para o litoral norte catarinense, onde a chuva ocorre com maior intensidade. Até o fim da manhã, as precipitações avançam pelo Paraná, por boa parte de Santa Catarina e também por áreas do sul e interior gaúcho. Durante a tarde, a circulação de ventos segue reforçando a entrada de umidade, mantendo o tempo carregado. Pode chover de forma moderada a forte no norte e leste do Paraná e em grande parte da metade leste de Santa Catarina, com risco de temporais. No leste e litoral do Rio Grande do Sul, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre, a chuva ocorre de forma mais fraca devido à influência marítima. As temperaturas sobem em grande parte do RS, SC, oeste e norte do PR, mantendo sensação de abafamento. Rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h nas áreas com chuva mais intensa, alcançando também o nordeste gaúcho.
Região Sudeste – (SP, RJ, MG, ES): Calor, pancadas fortes e risco de temporais ao longo do dia.
Há chance de chuva pela manhã no norte e oeste paulista e no interior de Minas Gerais, com intensidade moderada, enquanto no leste e norte mineiro a chuva é mais fraca. Grande parte da região inicia o dia com tempo mais firme, mas as instabilidades retornam até o fim da manhã. Com o aquecimento diurno, a chuva ganha força e ocorre de maneira moderada a forte em São Paulo, grande parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Há risco de temporais em São Paulo, Triângulo Mineiro, sul, oeste e interior de Minas e no extremo sul fluminense. No norte de Minas, o tempo segue mais firme, com maior abertura de sol. À noite, as instabilidades diminuem, mas ainda há chance de pancadas isoladas. As temperaturas permanecem elevadas. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h atingem o litoral capixaba e fluminense, podendo chegar a 70 km/h na Região dos Lagos (RJ).
São Paulo – SP: Calor, pancadas fortes e temporais à tarde e à noite.
Durante a madrugada e início da manhã, há chance de chuva isolada no norte, oeste, interior e nordeste paulista, variando de fraca a moderada, com pontos de maior intensidade. Nas demais áreas, a manhã é de tempo firme. Ao longo do dia, as pancadas ganham força em grande parte do estado, com chuva de moderada a forte intensidade e risco de temporais. Na capital paulista, o sol predomina pela manhã, e a chuva retorna à tarde e à noite. As temperaturas máximas podem chegar aos 31 °C.
Região Centro-Oeste – (MT, MS, GO, DF): Instabilidade crescente e temporais localizados.
Durante a madrugada, o tempo segue instável em Mato Grosso, enquanto nos demais estados a chuva ocorre de forma isolada. Pela manhã, as instabilidades persistem em MT e se intensificam em Mato Grosso do Sul, influenciadas pela umidade e por uma área de baixa pressão no Paraguai. Ao longo do dia, as pancadas de chuva ganham força em toda a região, com chuva moderada a forte e risco de temporais no noroeste de MT, leste de MS e sul e leste de Goiás. No sul e oeste de MS, a chuva é mais fraca e o sol aparece mais vezes. As temperaturas seguem elevadas, mas a nebulosidade e as pancadas mantêm os termômetros mais agradáveis em cidades de MS e GO.
Região Nordeste – (MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA): Chuva forte no interior e ventos intensos no litoral.
A terça-feira começa com chuva forte no interior do Maranhão e do Piauí e chuva fraca no litoral leste. Entre o fim da manhã e o início da tarde, as pancadas aumentam no Maranhão e, ao longo do dia, também no sul da Bahia, com chuva de moderada a forte intensidade. No litoral norte, a atuação da Zona de Convergência Intertropical favorece pancadas entre o litoral do Maranhão, Piauí e Ceará. As temperaturas seguem elevadas e a umidade relativa do ar permanece mais baixa no norte da Bahia, oeste de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, interior do Piauí e extremo leste do Maranhão. Rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h em grande parte da região, podendo alcançar 70 km/h no litoral do Ceará e do Rio Grande do Norte, interior da Paraíba, sul de Pernambuco e norte da Bahia.
Região Norte – (AM, PA, AC, RO, RR, AP, TO): Volumes elevados de chuva e risco de temporais.
Pela manhã, chove de forma mais intensa no Amazonas, Acre, Rondônia e na metade sul do Pará. Com o passar das horas, as instabilidades aumentam e a chuva se intensifica também no Tocantins e no sul e oeste de Roraima. No oeste do Amazonas e na metade norte de Rondônia, há risco de temporais. No Acre e no sul e oeste amazonense, a situação é de perigo devido aos volumes elevados de chuva. No norte do Amapá, a Zona de Convergência Intertropical segue favorecendo pancadas fortes e temporais. Já no noroeste do Pará, o tempo fica mais aberto, enquanto o calor e o abafamento persistem em toda a região.
Quer receber a previsão do tempo atualizada para sua cidade e região todos os dias? Continue acompanhando o Boletim Brasil e fique sempre bem informado!
Monitore a previsão do tempo atualizada para a sua região na Climatempo ou acompanhe alertas via app!
Fique por dentro dos alertas meteorológicos da Climatempo para evitar riscos!




