Previsão do tempo – Terça-feira (27/01) pela meteorologista Lívia Caetano
A terça-feira será marcada pela combinação de calor, umidade elevada e sistemas meteorológicos que favorecem a ocorrência de chuvas em grande parte do país. Há previsão de pancadas de intensidade variando entre fraca e forte, risco de temporais localizados, rajadas de vento e sensação de abafamento em diversas áreas.
Região Sul – (PR, SC, RS): Chuva persistente e pancadas mais intensas com vento
Entre o litoral do Paraná e de Santa Catarina, há possibilidade de chuva mais fraca desde a manhã, que se mantém ao longo do dia e avança também para pontos do interior dos estados e para o nordeste do Rio Grande do Sul. No decorrer das horas, instabilidades associadas a um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e o norte da Argentina, somadas ao calor e à umidade, favorecem pancadas de chuva de moderada a forte intensidade no sudoeste gaúcho. Volta a chover também na faixa oeste, noroeste, sul e interior do Paraná, onde a chuva pode ocorrer de forma mais intensa e melhora a umidade relativa do ar. As temperaturas seguem elevadas em toda a região, e as rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h no litoral e no sudeste do Rio Grande do Sul.
Porto Alegre – RS: Tempo firme e predomínio de sol. Máxima de 34 °C.
Curitiba – PR: Possibilidade de nevoeiro na madrugada. Sol entre nuvens pela manhã e chance de chuva fraca à tarde e à noite. Máxima de 29 °C.
Região Sudeste – (SP, RJ, MG, ES): Instabilidades aumentam e há risco de temporais
Há chance de chuva mais fraca na faixa litorânea e no oeste paulista, além de pontos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, devido à influência marítima. No leste e nordeste de Minas Gerais, chove pela manhã, e ao longo do dia as instabilidades aumentam por causa do calor, da umidade e da atuação de um cavado em médios níveis da atmosfera. A chuva ocorre de forma moderada a forte em grande parte de São Paulo, no Triângulo Mineiro, oeste, noroeste, centro-sul e Zona da Mata Mineira, além de grande parte do Rio de Janeiro. Há risco de temporais no norte, nordeste e leste paulista, interior, sul e serra fluminense, Triângulo Mineiro, sul e Zona da Mata de Minas Gerais. No Espírito Santo, assim como no leste, norte e nordeste mineiro, a chuva tende a ser mais fraca. Nas demais áreas de Minas, o tempo fica mais firme, com aberturas de sol e elevação das temperaturas. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h entre a Região dos Lagos e o litoral norte fluminense.
São Paulo/SP: Pancadas fortes à tarde e risco de temporais: Pela manhã, o tempo segue mais firme na maior parte do estado, com possibilidade de chuva fraca apenas em pontos isolados. A partir do início da tarde, as pancadas de chuva aumentam, com intensidade moderada a forte e risco de temporais e trovoadas no norte, nordeste e leste paulista. No sudeste e em cidades mais ao sul do estado, pode chover de forma mais fraca, com mais aberturas de sol. Na capital paulista, há possibilidade de nevoeiro durante a madrugada. O sol aparece pela manhã e, ao longo do dia, ocorrem pancadas de chuva moderadas a fortes. A máxima pode chegar aos 29 °C.
Rio de Janeiro – RJ: Possibilidade de nevoeiro na madrugada. Pela manhã, sol entre poucas nuvens, com pancadas de chuva à tarde e chuva rápida à noite. Máxima de 34 °C.
Belo Horizonte – MG: Sol entre nuvens pela manhã. Chance de chuva fraca à tarde e à noite. Máxima de 28 °C.
Região Centro-Oeste – (MT, MS, GO): Pancadas fortes e temporais isolados com calor
As pancadas de chuva seguem ocorrendo no noroeste, norte e interior de Mato Grosso, com intensidade moderada a forte, além do oeste e da região central de Mato Grosso do Sul. A partir do início da tarde, o calor e a umidade favorecem instabilidades em Mato Grosso e em grande parte de Goiás, com chuva mais forte e risco de temporais no sul dos estados e no noroeste mato-grossense. Em Mato Grosso do Sul, a baixa pressão sobre o Paraguai e o norte da Argentina mantém instabilidades ao longo do dia, com chuva mais intensa e risco de temporais no norte do estado. No nordeste de Goiás, o dia terá mais aberturas de sol. As temperaturas seguem elevadas em toda a região, com aumento mais significativo em Goiás.
Campo Grande – MS: Possibilidade de chuva na madrugada. Manhã com muitas nuvens e, ao longo do dia, pancadas de chuva moderadas a fortes. Máxima de 30 °C.
Cuiabá – MT: Sol com aumento de nuvens pela manhã. Pancadas de chuva entre o fim da manhã e a tarde, com chuva também à noite. Máxima de 31 °C.
Região Nordeste – (MA, PI, CE, RN, PB, PE, BA): Atuação da ZCIT mantém temporais e vento no litoral
As pancadas de chuva ocorrem desde o começo do dia no Maranhão, Piauí, Ceará, faixa litorânea do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, além do litoral norte da região, com intensidade moderada a forte e risco de temporais isolados. Na faixa litorânea da Bahia, chove de forma mais moderada. Ao longo do dia, as pancadas aumentam nessas áreas, avançam sobre grande parte de Pernambuco, interior do Rio Grande do Norte e da Paraíba, com risco de temporais no litoral norte devido à atuação da ZCIT. Os temporais também atingem a metade norte do Maranhão e do Piauí, grande parte do Ceará, oeste da Paraíba e do Rio Grande do Norte, além do litoral e leste potiguar. No litoral leste, incluindo o litoral baiano, a chuva pode ser mais forte, com risco de temporais na região de Ilhéus e chuva mais moderada em Vitória da Conquista. Nas demais áreas, o tempo fica mais firme, com predomínio de sol. As temperaturas seguem elevadas, o tempo permanece abafado e as rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h em grande parte do litoral, leste e áreas do interior.
Região Norte – (AM, AC, RO, RR, PA, TO, AP): Chuvas volumosas e situação de perigo em áreas isoladas
As pancadas de chuva continuam ocorrendo com intensidade moderada a forte no Amazonas, Acre, Rondônia, Pará e em grande parte do Tocantins. Há risco de temporais no Amazonas, norte de Rondônia, sul e oeste de Roraima, além da faixa oeste, nordeste e áreas do leste do Pará. No oeste do Amazonas e no Acre, a situação é de perigo devido aos volumes elevados de chuva previstos. No Amapá, a atuação da ZCIT segue favorecendo instabilidades ao longo do dia. A sensação de abafamento persiste, e as rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h no nordeste do Pará.
Quer receber a previsão do tempo atualizada todos os dias ? Acompanhe o Boletim Brasil e fique sempre bem informado!
Monitore a previsão do tempo atualizada para a sua região na Climatempo ou acompanhe alertas via app!
Fique por dentro dos alertas meteorológicos da Climatempo para evitar riscos!



