Nesta semana, as pancadas de chuva ganharam força em grande parte da costa do norte e nordeste do país, especialmente, devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que é um importante sistema de chuva dessas regiões, nesta época do ano. Porém, neste ano de 2026, o padrão de chuvas mudou, a maioria das cidades da região norte, estão com chuvas abaixo da média mesmo no considerado Inverno Amazônico. Isto porque a posição da ZCIT nas últimas semanas tem concentrado as chuvas, principalmente, no Amapá. Além disso, no interior da região norte, as pancadas de chuva tem sido mais isoladas, mesmo no período chuvoso da região, com destaque para as cidades como Belém e Manaus que pouco se aproximam da média climatológica esperada para o mês de Janeiro.
Enquanto no nordeste, além da ZCIT, o transporte de umidade combinado ao impulso do Vórtice Ciclônico de Altos níveis (VCAN) vem contribuindo para o aumento das chuvas em várias áreas do litoral nordestino, com acumulados mais significativos desde o litoral do Maranhão até o Rio Grande do Norte. A tendência é que a ZCIT comece a se deslocar para mais regiões mais próximas da costa do norte e nordeste do país e com isso, as chuvas ficarão mais recorrentes, nas próximas semanas.
Previsão do tempo para os próximos dias
Entre a quinta (22) e o domingo (25), as pancadas de chuva ainda que de forma isolada serão recorrentes no Litoral do Amapá e do Pará. Atingindo as cidades de Macapá, Soure, Vigia, Belém e Bragança. Os dias serão marcados por aberturas de Sol e os temporais ocorrem principalmente à tarde, apesar do tempo quente e abafado nessas áreas. Além disso, o transporte de umidade do oceano também contribui para a formação de instabilidade em São Luis e Fortaleza que podem ter registros de chuva isolada. Enquanto no litoral do Rio Grande do Norte, o dia será marcado pela Sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas.
No interior da região norte e nordeste, o calor e umidade favorecem mais os temporais intensos e com acumulados significativos nos próximos dias. Com destaque para Manaus, interior do Amazonas, interior do Pará em cidades como Paragominas, as pancadas de chuva poderão ser fortes e vir acompanhadas de raios e ventania. Já no nordeste, a formação de áreas de baixa pressão, favorece os temporais em áreas do interior do Maranhão e do Ceará, até o sábado (24).
No final de semana, o calor e pancadas de chuva isoladas continuam dominando todo o litoral norte e nordeste do país. No sábado (24), o dia começa com tempo úmido e há chance de chuvas fracas e isoladas em toda a região. No decorrer das horas, o Sol domina e as temperaturas máximas variam entre 30°C e 33°C. À tarde são esperadas pancadas de chuva isoladas em Fortaleza e em São Luiz. Enquanto no domingo (25), o calorão domina em grande parte do litoral da costa norte e nordeste, as máximas ficam próximas dos 30°C em Fortaleza, Natal e São Luiz e em Belém estarão próximas dos 32°C. As pancadas de chuva são esperadas principalmente, áreas do interior do Maranhão e do Ceará.
O destaque também é a partir da segunda (26), em que o posicionamento da ZCIT contribui para a formação de instabilidades em grande parte da costa norte e nordeste do país. E as pancadas de chuva ainda que de forma isolada desde Macapá até em Natal e podem vir pontualmente fortes em algumas cidades da região.
Monitore a previsão do tempo atualizada para a sua região na Climatempo ou acompanhe alertas via app!



