5 dicas de comidas típicas para festas juninas

17/06/2016 às 10:31
por Redação

Atualizado 17/06/2016 às 10:58

Oferecimento
Aproveite as noites frias do inverno

Conheça as receitas mais deliciosas para comemorar a época


Quando o inverno chega, todo mundo se anima. Mas engana-se quem pensa que a euforia é só por conta do friozinho. Na verdade, é bem nessa época que acontecem as festas juninas, uma das principais comemorações do Brasil. Mesmo sendo tradicional no dia de São João, em 24 de junho, as comemorações se estendem por semanas, durando até o fim de julho em muitas localidades.

Há opções para todos os gostos, desde festinhas escolares, em casa, nas igrejas e, principalmente, nas ruas. Mesmo com as danças, música sertaneja, fantasias e brincadeiras, o principal atrativo ainda é a gastronomia. Conheça os pratos mais deliciosos:


Quentão

Para aquecer as noites frias de festa, o quentão é sempre a melhor opção. A bebida tradicional é feita com uma mistura de cachaça, água, açúcar, laranjas, gengibre, canela em pau e maçã em pedacinhos. Em alguns lugares, a receita não leva álcool, podendo ser consumida por todos os públicos.


Bolo de fubá

O gostinho caseiro do doce combina com o quentão e com o chocolate quente, para esquentar os dias de inverno. A receita leva ovos, açúcar, fubá, farinha de trigo, óleo, leite e fermento em pó.


Pamonha

O milho é o grande destaque dessas festividades, sendo matéria-prima de pratos como a Pamonha, uma comida deliciosa que pode ser encontrada nas versões doce ou salgada. A iguaria é fácil de preparar, pois a receita tradicional leva apenas espiga de milho verde, leite, manteiga, açúcar e sal.


Cocada

A sobremesa pode dar mais trabalho para ser feita, mas o resultado é incrível. A base é o coco fresco ralado, mas leva outros ingredientes como açúcar, água e muito leite condensado. A receita pode ser incrementada para preparar cocadas de abacaxi, maracujá ou coco queimado.


Pé-de-moleque

O Pé-de-moleque é outro doce que não pode faltar na mesa. A mistura do amendoim torrado com açúcar, leite condensado e margarina forma uma sobremesa muito crocante e saborosa.


Ficou com água na boca? A dica é reunir a família e amigos para curtir a festa em casa ou visitar as mais famosas, como a de Campina Grande, na Paraíba. A temperatura média na cidade fica na casa dos 20°C, mas pode cair para os 15ºC durante a noite, durante o período das celebrações.


Já em São Paulo, o destaque fica para a Festa Junina da Portuguesa, realizada no estádio do time. Além das comidas típicas, o evento possui várias atrações musicais, principalmente de duplas sertanejas. Não se esqueça do agasalho, já que, durante o inverno, a temperatura média fica entre 15°C e 16°C.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%