Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

4 receitas deliciosas de café para esquentar neste inverno

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Separamos algumas dicas de preparo da bebida para quem procura curtir esse sabor no frio

5 min de leitura

Oferecido por

O vento gelado típico do inverno e o tempo nublado parecem o convite perfeito para uma boa xícara de café. Seja no escritório durante o trabalho, logo após o almoço ou ainda no final da tarde, a bebida pode ser considerada a melhor amiga para esquentar o dia. Confira algumas dicas para aproveitar as baixas temperaturas com receitas deliciosas de café, que vão desde o tradicional preto, até divertidas combinações com chantilly e chocolate. 

 

Frappé de Café

 

Drink grego muito famoso na Europa e em parte da Ásia, o Frappé de Café pode ser servido tanto no inverno quanto em estações de Clima quente. A bebida, composta por café, cubos de gelo batido, creme, sorvete de creme e chantilly, é servida com café quente para contrastar com os componentes.

Foto: Shutterstock

 

Ponche de Café

 

Muito comum em festas norte americanas, o ponche não é necessariamente a bebida mais preparada pelos brasileiros. Ainda assim, um Ponche de Café pode ser uma boa pedida para o inverno. Junte alguns pedaços de chocolate meio amargo, açúcar, creme de leite, quatro xícaras de café bem forte, chantilly, cacau em pó e canela. O chocolate deve ser derretido em uma panela com o açúcar e o creme de leite. Adicione o café e não deixe que ferva. O chantilly, o cacau, a canela e as rapas de laranja vão por cima. A bebida pode ser servida quente ou fria.

Foto: Shutterstock

 

Mocha ou Mocaccino

 

Mais trabalhosa, a bebida exige certa dedicação, pois é feita com espuma de leite, leite, café e calda de chocolate. Coloque leite fresco e gelado em um recipiente grande com tampa e que possa ser levado ao microondas. A ideia é que essa vasilha seja grande o suficiente para suportar o dobro do líquido colocado. Tape e chacoalhe até dobrar de volume. Retire a tampa e o coloque no microondas em alta potência. Espere a espuma se formar e desligue o microondas assim que chegar ao topo do recipiente. Depois é só colocar a espuma por cima da sua bebida, pronta para servir.

Foto: Shutterstock

 

Cappuccino Italiano

 

A receita é composta por leite vaporizado, espuma de leite, chocolate em pó e café. Menos trabalhosa que a anterior, o leite deve ser aquecido em uma tigela no microondas por 30 segundos. Depois, basta utilizar um misturador para criar a espuma. O liquidificador pode ser uma alternativa prática, mas não será tão eficaz. Quando o leite, ainda quente, estiver espumando, adicione-o à bebida. No copo já devem estar o café e o chocolate em pó. Por fim, adicione a espuma.

Foto: Shutterstock

 

Esses são só alguns exemplos das delícias que podem ser feitas com o café. Porém, existem pontos que devem ser levados em conta na hora de se aventurar na culinária cafeeira. Isso porque a cafeína, que pode ser benéfica para a saúde, também pode trazer alguns prejuízos quando consumida em excesso. Cientistas afirmam que o componente pode trazer efeitos colaterais como insônia, alteração dos batimentos cardíacos e o nervosismo.

No entanto, já está comprovado que a cafeína é uma boa aliada na prevenção de problemas de memória, embora não os cure ou retarde. O ingrediente ajuda também no tratamento das dores de cabeça e no fortalecimento da imunidade, graças a sua alta quantidade de antioxidantes, além de facilitar a movimentação intestinal, impedindo a prisão de ventre. Ou seja, uma bebida que, consumida com moderação, pode ser a melhor amiga no inverno – ou em qualquer outra estação.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias