Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

ESPECIAL INVERNO 2016

publicidade

Dicas para tomar um café diferente no inverno

17/06/2016 às 09:51
por Redação
Atualizado 24/06/2016 às 14:02

Separamos algumas dicas de preparo da bebida para quem procura curtir esse sabor no frio

 

O vento gelado típico do inverno e o tempo nublado parecem o convite perfeito para uma boa xícara de café. Seja no escritório durante o trabalho, logo após o almoço ou ainda no final da tarde, a bebida pode ser considerada a melhor amiga para esquentar o dia. Confira algumas dicas para aproveitar as baixas temperaturas com receitas deliciosas de café, que vão desde o tradicional preto, até divertidas combinações com chantilly e chocolate.

 

Frappé de Café

Drink grego muito famoso na Europa e em parte da Ásia, o Frappé de Café pode ser servido tanto no inverno quanto em estações de clima quente. A bebida, composta por café, cubos de gelo batido, creme, sorvete de creme e chantilly, é servida com café quente para contrastar com os componentes.


Ponche de Café

Muito comum em festas norte americanas, o ponche não é necessariamente a bebida mais preparada pelos brasileiros. Ainda assim, um Ponche de Café pode ser uma boa pedida para o inverno. Junte alguns pedaços de chocolate meio amargo, açúcar, creme de leite, quatro xícaras de café bem forte, chantilly, cacau em pó e canela. O chocolate deve ser derretido em uma panela com o açúcar e o creme de leite. Adicione o café e não deixe que ferva. O chantilly, o cacau, a canela e as rapas de laranja vão por cima. A bebida pode ser servida quente ou fria.


Mocha ou Mocaccino

Mais trabalhosa, a bebida exige certa dedicação, pois é feita com espuma de leite, leite, café e calda de chocolate. Coloque leite fresco e gelado em um recipiente grande com tampa e que possa ser levado ao microondas. A ideia é que essa vasilha seja grande o suficiente para suportar o dobro do líquido colocado. Tape e chacoalhe até dobrar de volume. Retire a tampa e o coloque no microondas em alta potência. Espere a espuma se formar e desligue o microondas assim que chegar ao topo do recipiente. Depois é só colocar a espuma por cima da sua bebida, pronta para servir.


Cappuccino Italiano

A receita é composta por leite vaporizado, espuma de leite, chocolate em pó e café. Menos trabalhosa que a anterior, o leite deve ser aquecido em uma tigela no microondas por 30 segundos. Depois, basta utilizar um misturador para criar a espuma. O liquidificador pode ser uma alternativa prática, mas não será tão eficaz. Quando o leite, ainda quente, estiver espumando, adicione-o à bebida. No copo já devem estar o café e o chocolate em pó. Por fim, adicione a espuma.


Esses são só alguns exemplos das delícias que podem ser feitas com o café. Porém, existem pontos que devem ser levados em conta na hora de se aventurar na culinária cafeeira. Isso porque a cafeína, que pode ser benéfica para a saúde, também pode trazer alguns prejuízos quando consumida em excesso. Cientistas afirmam que o componente pode trazer efeitos colaterais como insônia, alteração dos batimentos cardíacos e o nervosismo.

No entanto, já está comprovado que a cafeína é uma boa aliada na prevenção de problemas de memória, embora não os cure ou retarde. O ingrediente ajuda também no tratamento das dores de cabeça e no fortalecimento da imunidade, graças a sua alta quantidade de antioxidantes, além de facilitar a movimentação intestinal, impedindo a prisão de ventre. Ou seja, uma bebida que, consumida com moderação, pode ser a melhor amiga no inverno – ou em qualquer outra estação.