Saiba qual é a melhor época para o balonismo

17/06/2016 às 10:49
por Redação

Atualizado 24/03/2017 às 14:59

Oferecimento
Aventure-se num voo de balão

Clima mais seco e poucas mudanças bruscas de temperatura formam o cenário ideal para aproveitar ao máximo esse esporte


Com a chegada do outono e do inverno, muita gente prefere se enfiar em casa a ter que sofrer com as baixas temperaturas na rua. Alguns aventureiros, porém, escolhem justamente essa época do ano para curtir a vida. Os que optam pelo balonismo acertam em cheio, já que essa é a melhor estação para praticar o esporte.  “Por não ter muitas mudanças bruscas nos termômetros e ser mais seco, o inverno é ideal para o voo de balão. Nos dias mais frios, há também mais chances de céu azul, o que garante uma visão mais limpa da paisagem”, afirma Warley Macedo, instrutor da Escola Brasileira de Balonismo.


Mesmo com a estação sendo mais propícia para os passeios, caso haja presença de neblina ou nevoeiro, o voo pode ser cancelado. Ventos muito fortes também podem inviabilizar a rota, já que para voar em segurança é necessário que eles estejam a, no máximo, 10 nós (ou 18 km/h).

 

A cidade de Boituva, no interior de São Paulo, é referência no balonismo. A região é conhecida como a “capital nacional do passeio de balão”, com uma média de 15 decolagens por fim de semana. “Os maiores balões da América Latina ficam concentrados aqui”, acrescenta Macedo. “Quase todas as empresas de balonismo de São Paulo vêm para Boituva, por ser o melhor lugar do Brasil”, emenda o instrutor. Um passeio de balão na cidade sai por aproximadamente R$ 300.  

A temperatura média do município nos meses de junho e julho é de 16°C, com a máxima podendo chegar a 22°C e mínima ficando na casa dos 10°C.  Por isso, lembre-se dos ventos gelados na altitude, vista o casaco e aproveite!

Outra cidade no interior de São Paulo, referência no esporte, é Piracicaba. A partir das 7h, especialmente nos fins de semana e feriados, o céu fica mais colorido com a presença dos balões. Após o belo passeio, podendo ver toda a paisagem da região, há um brinde de champanhe, seguido por um delicioso café da manhã. O preço do passeio sai também por R$300.

Se você for um amante da natureza e quer unir sua paixão ao balonismo, um ótimo destino é a nossa capital, Brasília. Com a fantástica paisagem da Chapada dos Veadeiros, é possível aproveitar o passeio de balão aos sons dos pássaros da região, observar o nascer do sol e deslumbrar-se com tudo que cerca o local. No inverno, a temperatura média é de 19°C, com a mínima podendo chegar a 13°C e a máxima por volta dos 25°C. 

Um dos principais eventos de balonismo que acontece no Brasil, geralmente entre abril e maio, é o Festival Internacional de Balonismo, em Torres, no litoral norte do Rio Grande do Sul. Cerca de 50 balões de todos os tipos e cores encantam os competidores e visitantes da cidade, que tem uma temperatura média de 18°C, com a máxima podendo chegar a 20°C e a mínima perto dos 12°C, no período das festividades. Portanto, se esse for seu destino, não se esqueça de separar as roupas de frio para se proteger dos ventos gelados.

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

22°
min

32°
max

15mm / 90%

Brasília - DF

21°
min

30°
max

10mm / 67%