Calor de 40°C e ar seco no Brasil

28/07/2015 às 16:50
por Josélia Pegorim

Atualizado 28/07/2015 às 18:20

Oferecimento
Bloqueio atmosférico eleva a temperatura no centro-sul

O Brasil é um país muito grande e inverno não significa frio em todos os lugares. `Para a maioria das áreas do Centro-Oeste, do Norte e também do Nordeste, os meses de inverno são caracterizados por dias com muito sol, sem nuvens, sem chuva e quentes. Temperaturas baixas são até observadas à noite, mas a sensação de calor predomina. Na tarde de 28 de julho de 2015, a temperatura no norte de Mato Grosso chegou aos 40°C, na região do aeroporto de Alta Floresta.

 

Porto Velho, capital de Rondônia, teve a tarde mais quente do ano, com temperatura máxima de 35,5°C. A medição foi do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

 

Outra característica do inverno no centro-norte do Brasil é o ar muito seco à tarde, com níveis de umidade do ar que podem até ficar abaixo dos 20% em vários dias. Pela orientação da Organização Mundial da Saúde, o nível de umidade do ar confortável para saúde humana e por volta de 60%.

 

Campo Grande , capital de Mato Grosso do Sul, registrou a menor umidade relativa do ar este ano: 22% às 15 horas, de acordo com o Inmet.

Cuiabá, capital de Mato Grosso, também teve a tarde mais seca de 2015 até agora com umidade relativa do ar de 25%.

 

Calor e ar seco são ainda mais comuns no centro-norte do Brasil em agosto. Estas condições meteorológicas são associadas ao predomínio de um sistema de alta pressão atmosférica que normalmente se intensifica sobre o país nesta época do ano e causa um bloqueio atmosférico. 

Nos próximos dias, o Brasil vai secar e esquentar mais.

 

A meteorologista Josélia Pegorim explica os efeitos deste sistema de alta pressão sobre o Brasil nos próximos dias.

 

 

 

São Paulo registra tarde mais seca do ano

 

 Tempo seco causa problemas os olhos. Saiba o que é blefarite!

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

26°
min

37°
max

5mm / 90%

São Paulo - SP

22°
min

33°
max

25mm / 83%