Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

O ar seco está incomodando?

05/08/2015 às 17:10
por Maria Clara Machado

Atualizado 22/09/2015 às 10:19

O assunto baixa umidade do ar é frequente nos dias ensolarados e muito secos, típicos do outono e do inverno em boa parte do Brasil. E isso é tão importante porque influencia diretamente a nossa saúde.




Existe uma classificação seguida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que separa os índices de umidade. Quando se fala em umidade do ar abaixo de 60% já é um sinal de cuidado. O corpo humano começa a sentir desconforto, que só tende a piorar conforme a umidade vai caindo. Entre 40 e 30% de umidade no ar já estamos numa situação de observação. Entre 29 e 20% entramos em atenção. Entre 19 e 12% a situação é de alerta e abaixo de 12% de emergência.

Essa divisão ajuda os órgãos de prevenção e a população. Normalmente, o menor índice de umidade do dia é registrado à tarde, por volta das 15 horas. Sabendo que a umidade está baixa então é hora de redobrar os cuidados!


Como se mede a umidade do ar?

Foi no final do século XIX que a maior parte dos meteorologistas passou a usar o psicrômetro. A sua invenção veio a partir do termômetro que já tinha surgido em 1592, inventado pelo físico Galileu. O aparelho compõe qualquer estação meteorológica oficial e faz essa medição várias vezes por dia. Veja como é feito no Explicando o Tempo: