Tempestade nem sempre é de chuva

13/08/2015 às 14:18
por César Soares

Atualizado 14/08/2015 às 11:18

Oferecimento
As tempestades de areia são famosas até em Hollywood

Você sabia que tempestade pode não ter chuva? Isso mesmo! As tempestades de areia ou de poeira são um belo exemplo disso! São denominadas cientificamente como litometeoros, ou seja, fenômenos atmosféricos que resultam no transporte de materiais sólidos. Nessa definição não entra o gelo.

Ocorre geralmente em áreas nas quais a umidade relativa do ar é muito baixa, como nos desertos, e com forte aquecimento. O aquecimento gera uma grande diferença de pressão e as correntes de vento se intensificam, no entanto como não há umidade o suficiente não há chuva.

Os ventos turbulentos podem jogar as partículas de areia para grandes altitudes e em algumas situações são gerados os “dust devils” que são os redemoinhos de vento.

Na América do Sul o fenômeno pode ser observado na Patagônia na Argentina. Grande parte do Oriente Médio também está sujeito a ocorrência do fenômeno, assim como os desertos da Austrália, Ásia Central e claro no Saara.

 

Tempestades de Areia em Holywood

Não é raro os sistemas meteorológicos serem destaques nos filmes de Holywood! Separamos para vocês 3 momentos em que as tempestades de areia dificultaram a vida dos atores!

 

 

Até o Tom Cruise teve que correr das tempestades de areia!