Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Mais de 190 mil raios sobre o Brasil em 24h

09/09/2015 às 21:48
por Josélia Pegorim

O dia 8 de setembro de 2015 ficará marcado na memória de muitos meteorologistas do Brasil por seus temporais. Volumes de chuva de até 100 mm, em 24 horas, foram observados sobre o Estado de São Paulo, onde a situação de tempo severo foi observada quase que de forma generalizada. Várias áreas dos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo registraram rajadas de vento de 80 km/h a 100 km/h que causaram queda de árvores, destelhamentos e arrastaram objetos grandes.

 

 

 

 

 

A intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica localizada entre o Brasil, a Bolívia e o Paraguai, e o deslocamento passagem de uma frente fria do litoral da Região Sul do Brasil até o Rio de Janeiro forçaram o desenvolvimento de muitos núcleos de cumulonimbus sobre o centro-sul do Brasil, que provocaram as tempestades. Mas a forte e extensa Linha de Instabilidade que se organizou sobre o Estado de São Paulo fez com que os temporais acontecessem em maior número e com maior violência sobre este estado.

Tudo isto justifica a fantástica quantidade de descargas elétricas observadas no centro-sul do Brasil no decorrer do dia 8 de setembro de 2015, certamente uma das maiores observadas este ano.

 

 

 

 

 

 

 

 

É interessante também notar o acentuado contraste de umidade e de nebulosidade, de convergência e subsidência sobre o Brasil.

 

 

 

Confira a análise de chuva para o Brasil para os próximos 15 dias