Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Calor passa dos 40°C no Brasil

16/09/2015 às 14:48
por Josélia Pegorim

Atualizado 16/09/2015 às 21:29

Temperaturas muito elevadas foram observadas em todas as Regiões do Brasil na tarde do dia 16 de setembro de 2015. Os termômetros passavam dos 40°C no Nordeste, mas ficaram pouco abaixo disto em locais do Centro-Oeste, do Norte e até do Sudeste. O calorão era sentido até no Sul. A temperatura chegou aos 38°C em Santos, no litoral de São Paulo e aos 37°C no Rio de Janeiro, que teve a tarde mais fria do ano no domingo passado. A tarde de 16 de setembro de 2015 foi a mais quente do inverno nestas duas capitais.

 

Rio de Janeiro chega aos 40°C até o começo da primavera?

 

O mapa dá uma pequena mostra das temperaturas às 15h de 16/09/15 registradas nos aeroportos.

 

  

 

Vai esquentar mais?

A semana que começou com recordes de frio vai seguir fervendo em praticamente todo o Brasil. Quem não gosta do calor terá dias bastante desconfortáveis pela frente.

Uma nova situação de bloqueio atmosférico se organiza sobre o Brasil inibindo a formação de nuvens, a ocorrência de chuva em grande parte do país, além da entrada de ar polar. Nuvens, chuva e ar polar são reguladores da temperatura. Tudo isto vai colaborar para que as temperaturas fiquem bastante elevadas no decorrer da semana. Marcas acima dos 40°C devem voltar a ser observadas e várias regiões do país até o início da primavera,  no dia 23 de setembro. Este ano, a temperatura já chegou aos 44°C em Alta Floresta, no norte de Mato Grosso. Isto ocorreu no dia 24 de agosto e a medição foi feita no aeroporto local.

A temperatura vai ficar amena apenas em áreas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul por causa do tempo chuvoso esperado para os próximos dias.

Não se pode descartar alguns novos recordes de temperatura.

 

 

Confira a análise de chuva para o Brasil para 15 dias

 

Primavera 2015 - Tendência para o Brasil