Chuva chega ao norte de MG e BA

23/10/2015 às 14:13
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Análise da chuva no BR para 15 dias

Uma grande mudança nas condições atmosféricas sobre o Brasil começou a ocorrer a partir de 22 de outubro de 2015. O forte sistema de alta pressão atmosférica que vinha predominando sobre o país enfraqueceu, o que permitiu a chegada de uma frente fria ao litoral da Região Sudeste. Além disso, a mudança na circulação dos ventos permitiu um aumento e distribuição de ar úmido sobre o Sudeste e o Centro-Oeste. Estas mudanças permitiram que nuvens de chuva voltassem a se formar sobre estas Regiões. Na tarde e noite do dia 22 de outubro de 2015 temporais foram observados em vários locais dos estados do Sul, de todos os estados do Sudeste e do Centro-Oeste e também em áreas do sul do Pará e sobre o Tocantins.

 

A passagem de outra frente fria pelo Sudeste no fim de semana de 24 e 25 de outubro de 2015 vai estimular ainda mais a formação de áreas de instabilidade sobre o Brasil. Desta vez, a chuva não ficará restrita ao Sul.

Até os primeiros dias de novembro de 2015, as pancadas de chuva devem ser frequentes em grande parte do país. No período até o dia 28 de outubro, os maiores volumes de chuva devem ocorrer no oeste do Paraná e no sul Mato Grosso o Sul, que podem acumular mais de 100 mm. No período de 29 de outubro a 2 de novembro, a previsão é de que chova mais de 100 mm no sul do Rio Grande do Sul (fronteira com o Uruguai) e também em áreas do centro e leste de Minas Gerais. No período de 3 a 7 de novembro de 2015, volumes de chuva de 50 a 100 mm poderão ocorrer em áreas do Espírito Santo, do norte mineiro, do oeste da Bahia e em vários estados do Norte.

 

 

Confira a análise de como será a chuva sobre o Brasil nos próximos 15 dias