Previsão feriado - Finados

29/10/2015 às 14:47
por Maria Clara Machado

Atualizado 30/10/2015 às 13:07

Oferecimento
Saiba como vai ficar o tempo

É muito comum ouvirmos o comentário “em Finados, sempre chove”. A impressão popular tem justificativa técnica. Normalmente no começo de novembro a atmosfera sobre o Brasil já está quente e com umidade suficiente, para que as grandes nuvens de chuva se formem facilmente por quase todo o país. Se tivermos uma frente fria avançando pela costa do Sul e Sudeste, as condições para pancadas de chuva aumentam ainda mais. Mas em geral, as frentes frias desta época ajudam a provocar chuva e só refrescam o ar, não chegam a trazer frio de verdade.


Este ano, o fim de semana prolongado de Finados no Brasil terá tudo isto e mais: seca e calor de 40°C, temporal e chuva fraca. Os raios e a chuva volumosa poderão ocorrer em quase todas as Regiões e são motivo de preocupação.

Mas o feriadão começa de um jeito muito especial! Neste fim de semana tem jogos importantes do Brasileirão e tem noite de Halloween com uma lua quase cheia. Na noite de sábado, o disco lunar estará 84% iluminado e vai combinar com o espírito do “dia das bruxas”.

Algumas dicas para você não ser pego desprevenido com as mudanças no tempo.

 

Na Região Sul, infelizmente o risco de tempestades é muito alto. Atenção com os raios! Muitas estradas estão com bloqueios por causa das enchentes e deslizamentos recentes. Há risco de neblina nas serras.

 

Na Região Sudeste, a maior preocupação é com temporais em São Paulo, no Sul de Minas, no sul do Estado do Rio e no Triângulo Mineiro. O risco de chuva intensa é maior no domingo e na segunda-feira. Atenção com a neblina nas estradas que cruzam as serras. A sensação será de calor, de ar abafado. O norte de Minas Gerais poderá registrar temperaturas próximas dos 40°C.

 

Que tal registrar as nuvens, os raios, o sol ou a chuva do feriadão? #fotografeotempo

Participe!

 

Na Região Centro-Oeste, as pancadas de chuva com raios devem ocorrer pelo menos à tarde e à noite em muitas áreas de toda a Região. Mas há uma preocupação especial com a chuva intensa sobre o Mato Grosso do Sul. Fique atento! A sensação será de calor e de ar abafado durante todo o feriadão.

 

Na Região Nordeste, o fim de semana prolongado será marcado por dias com sol forte e o calorão. Há chance de chuva para poucas áreas da Região. Temperaturas em torno dos 40°C devem ocorrer no interior da Bahia, no Maranhão e no Ceará. A fumaça das queimadas atrapalha a visibilidade nas estradas no Maranhão, Bahia e Piauí.

 

Filmou alguma nuvem especial, um temporal, o arco-íris? O seu vídeo pode aparecer no nosso canal do Youtube, site e redes sociais? É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548. PARTICIPE

 

Na Região Norte, o fim de semana de Finados será com predomínio de calor, sol e pancadas de chuva, mas que devem ser rápidas em geral à tarde e à noite. A chance de chuva é baixa em Roraima e no Amapá. Grandes queimadas ainda estão ativas e a fumaça pode atrapalhar a visibilidade nas estradas. Temperaturas em torno dos 40°C devem ocorrer no Pará e Tocantins.

Confira a previsão completa com Paula Soares para o fim de semana prolongado:


Acompanhe diariamente a atualização da previsão aqui na Climatempo

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%