Um pouco de chuva para o Nordeste

09/12/2015 às 15:58
por Josélia Pegorim

Atualizado 10/12/2015 às 13:08

Oferecimento
Calor passa dos 40°C

Sol forte e umidade do ar abaixo dos 40% na maior parte do dia continuam sendo a realidade do Nordeste. Temperaturas em torno dos 40°C ainda são observadas especialmente no interior do Piauí, da Bahia e de Alagoas. Desde o fim de novembro, a cidade de Pão Açúcar, no sertão de Alagoas, tem sido várias vezes a mais quente do Brasil. A temperatura na tarde do dia 8 de dezembro chegou a 41,4°C.

 

 

O tempo seco e o calor ainda vão predominar sobre o Nordeste até a sexta-feira. Mas para o fim de semana, espera-se um aumento de umidade e pancadas de chuva que poderão ocorrer em estados como o Ceará, o Rio Grande do Norte e Paraíba. Em Patos, no sertão paraibano, a última chuva foi no início de agosto, mas foram apenas 3 mm. A última chuva forte aconteceu em abril.

 

 

 

O Nordeste do Brasil é a região que vem sentindo o lado seco do El Niño, enquanto o Sul sente a parte úmida, com muita chuva. No próximo fim de semana, a proximidade com a Zona de Convergência Intertropical vai facilitar o aumento de umidade e um pouco de chuva acontece em vários estados do Nordeste. Mas a chuva que ocorrer será em pequenas áreas e não terá efeito para aliviar o quadro de seca. Muitas áreas terão aumento de nebulosidade, mas não verão a chuva.

A imagem de satélite da tarde desta quarta-feira mostrava o Nordeste praticamente sem nuvens.

 

 

 

Conheça os impactos do El Niño para a construção civil