Nordeste – tendência climática para o verão

15/12/2015 às 17:02
por Josélia Pegorim

Oferecimento
El Niño tem influência na região

A época de chuva sobre o Nordeste é bastante diferenciada entre a porção leste, a parte norte e oeste da Região. A costa leste tem seu período chuvoso entre abril e julho. No oeste da Bahia, no sul do Maranhão e do Piauí a temporada de chuva normalmente começa em outubro, mas a chuva se torna mais frequente em novembro e em dezembro. Na faixa norte, entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte, o período chuvoso do ano é dependente da atuação da Zona de Convergência Intertropical que traz as grandes e fortes áreas de chuva.

Por diferentes razões, os períodos chuvosos nos últimos quatro anos, em particular na costa norte do Nordeste foram em geral fracos, com menos chuva do que o normal.

O fenômeno oceânico – atmosférico El Niño que se estabeleceu em 2015 reduziu a chuva do Nordeste na primavera e vai ainda terá influência sobre a região no verão de 2016, também atuando como redutor de chuva. Mas as condições da temperatura do Oceano Atlântico também não estão favorecendo a chuva para a região.

Confira com o meteorologista Alexandre Nascimento a expetativa climática para o verão 2016 no Nordeste.