Nevasca nos EUA

23/01/2016 às 08:49
por Alexandre Nascimento

Atualizado 25/01/2016 às 06:00

Oferecimento
A última grande acumulação de neve foi em janeiro de 1922.

Uma forte tempestade batizada de Jonas avança pelos Estados Unidos. Esse sistema forte está proporcionando nevascas por onde está passando. Em algumas localidades estão falando até desta nevasca ser histórica, como por exemplo em Washington, podendo superar os 71 centímetros de neve registrados nas ruas em janeiro de 1922. Já há registro de mortes na Carolina do Norte, no Tennessee, em Kentucky e na Virgínia, decorrente de acidentes de carro provocados pelo gelo na pista. Foi declarado estado de emergência nos Estados da Carolina do Norte, Virgínia, Maryland, Delaware, Pensilvânia, Kentucky, Virgínia Ocidental, Nova Jersey, Tennessee e no Distrito de Columbia, onde fica a capital Washington. Cerca de 3.100 voos domésticos ou com origem e destino nos EUA foram cancelados nesta sexta-feira além de 4.057 previstos para este sábado e 1.010 para amanhã.

A costa leste dos Estados Unidos começou a enfrentar na sexta-feira a grande tempestade Jonas, que deve durar pelo menos 36 horas e deixar um acúmulo de 30 a 71 centímetros de neve, com ventos de até 96 km/h.

O prefeito de Nova Iorque, Bill de Blasio, pediu aos moradores que fiquem em casa todo o fim de semana até que as autoridades possam retirar a neve, que pode alcançar 30 centímetros de acúmulo.

A prefeita de Washington disse: "Estamos falando de uma neve úmida e pesada, e de ventos muito fortes que podem derrubar árvores e provocar cortes no fornecimento de energia elétrica em grande escala”. Ela ainda pediu aos moradores da capital que se abasteçam de tudo o que for necessário para passar pelo menos 72 horas sem sair de casa. O sistema de metrô da capital está fechado desde a noite de sexta e não vai funcionar até pelo menos a segunda-feira, algo que não tinha ocorrido desde o furacão Sandy, em outubro de 2012, que forçou a paralisação do serviço por 36 horas.

Na segunda-feira a tempestade perde força e se afasta.